Crescimento do feijão-caupi sob adubação orgânica em condições edafoclimáticas de Catolé do Rocha-PB

Autores

  • Paulo Cássio Alves Linhares UFERSA
  • Josimar Nogueora da Silva UFERSA
  • Jaiane Alves de Souza UEPB
  • Thiago Pereira de Sousa UFERSA
  • Raimundo Andrade UEPB
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patrício Borges Maracajá UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O feijão-caupi (Vignaunguiculata (L.) Walp.) é originário do continente africano, sendo muito difundido nas regiões tropicais dos continentes, asiático e americano. Objetivou-se com este experimento analisar o crescimento do feijão-caupi cultivado com húmus de minhoca e biofertilizante em condições edafoclimáticas do município de Catolé do Rocha-PB. O experimento foi conduzido em condições de campo no setor de agroecologia pertencente à UEPB, Campus IV, município de Catolé do Rocha-PB. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 4x2, com 5 repetições, onde foram estudados os efeitos de quatro quantidades de húmus de minhoca (Q1= 0 “testemunha”, Q2= 0,5, Q3= 1, Q4= 1,5 kg/m/linear de húmus de minhoca, respectivamente) e tipos de biofertilizante (B1= biofertilizante não enriquecido e B2= húmus de minhoca líquido). O solo local é classificado como NeossoloFúlvicoEutrófico com textura arenosa. Analisaram-se as seguintes variáveis: número de flores (NF), diâmetro do caule (DC) e área foliar da planta (AFP). A área foliar da planta se ajustou em uma equação resposta de modelo linear decrescente, (p > 0,01), em função do aumento das quantidades de húmus de minhoca. O biofertilizante aplicado via foliar proporcionou um melhor crescimento do feijão-caupi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cássio Alves Linhares, UFERSA

é mestrando em Fitotecnia peB.

Josimar Nogueora da Silva, UFERSA

Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias (2013) e Técnico em Agropecuária (2009) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Jaiane Alves de Souza, UEPB

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, pela Universidade Estadual da Paraíba - CAMPUS IV, Catolé do Rocha-PB, (2013).

Thiago Pereira de Sousa, UFERSA

Raimundo Andrade, UEPB

Possui Graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual da Paraíba (1985), Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2007).

Patrício Borges Maracajá, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Licenciatura em Teologia pelo CEPRAC em (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de
Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Linhares, P. C. A., Silva, J. N. da, Souza, J. A. de, Sousa, T. P. de, Andrade, R., Medeiros, A. C. de, & Maracajá, P. B. (2014). Crescimento do feijão-caupi sob adubação orgânica em condições edafoclimáticas de Catolé do Rocha-PB. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(1), 90–95. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3056

Edição

Seção

Artigos