A Embrapa e sua contribuição ao desenvolvimento da agropecuária brasileira

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Leandro Machado da Costa IFPB
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através da qual abordou-se o processo histórico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, focalizando a sua contribuição ao desenvolvimento da agropecuária brasileira, nos contextos sociais e econômicos. Enquanto órgão de pesquisa técnica, a referida empresa surgiu na década de 1970, quando o Estado brasileiro conscientizou-se que precisava devolver esforços no sentido de ampliar a sua produção agrícola, bem como melhorar seus rebanhos, visando atender a demanda interna e assim obter uma melhor condição para competir no cenário internacional. Na época, encontra-se em voga a filosofia da ‘big science’ ou pesquisa de oferta, que deu um grande impulso ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Ao longo de seu processo histórico, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vivenciou dois períodos distintos. O primeiro, diz respeito a sua implantação (1972-1979) e o segundo, a sua consolidação, que teve início ainda no final da década de 1970 e caracterizou-se, principalmente, pela captação de investimentos internacionais para o custeio de pesquisas no âmbito nacional. Idealizada em pleno regime militar, a mencionada empresa pode ser vista como sendo uma iniciativa de futuro, que já faz parte da história do desenvolvimento econômico brasileiro e que se encontra inserida entre os grandes organismos de pesquisas agropecuárias do mundo ocidental.  Em suas quatro décadas de existência, ela já desenvolveu uma série de patentes, que tem dado ao Brasil um destaque no cenário internacional. E, significativas também são suas contribuições no campo da sustentabilidade, do aumento da produção agrícola e da melhoria da pecuária nacional, da promoção da agricultura familiar, do combate ao empobrecimento dos solos, da disseminação do conhecimento tecnológico e da redução dos desequilíbrios regionais. 

 

Palavras-chave: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. História. Contribuição Cientifica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestranda em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Leandro Machado da Costa, IFPB

Tecnólogo em Agroecologia pelo IFPB/Campus Picuí-PB

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Professor D.Sc. da UFCG-CCTA

Downloads

Publicado

2015-06-28

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Costa, L. M. da, Medeiros, A. C. de, & Maracajá, P. B. (2015). A Embrapa e sua contribuição ao desenvolvimento da agropecuária brasileira. Informativo Técnico Do Semiárido, 9(1), 98–104. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/4155

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica