A gestão ambiental dos recursos hídricos

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Leandro Machado da Costa IFPB
  • Aline Carla de Medeiros
  • Debora Cristina Coelho
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

O gerenciamento dos recursos hídricos pode ser entendido como um conjunto de ações a se desenvolver para garantir às populações e às atividades econômicas uma utilização otimizada da água, tanto em termos de quantidade como de qualidade. Estas ações podem ser, conforme o caso, de caráter político, legislativo, executivo, de coordenação, de investigação, de formação de pessoal, de informação e de cooperação intersetorial ou mesmo internacional. O gerenciamento dos recursos hídricos, como setor particular da atividade social, surgiu no início da era industrial para se contrapor à consideração - devido à utilização intensiva da água para fins de produção e de consumo humano - a ideia de que a coleta, o tratamento, e a distribuição da água eram elementos intrínsecos do processo produção propriamente dito. No Brasil, iniciou-se, na década de 1980, uma discussão intensa e participativa sobre um novo modelo de gerenciamento de recursos hídricos para o país. Na oportunidade foram debatidos vários modelos e experiências adotadas por diversos países, no campo de gerenciamento dos recursos hídricos, bem como implantados projetos pilotos através de Cooperação Técnica Internacional, tais como os realizados com a Alemanha e a França. Ainda em relação ao Brasil, os recursos hídricos hoje disponíveis no país oferecem a possibilidade de abastecimento integral a toda população, bem como podem ainda serem utilizados em práticas agrícolas. Apenas uma fração reduzida dos recursos hídricos disponíveis está efetivamente sendo utilizada uma vez que não se dispõe, ainda, de infraestrutura adequada para o aproveitamento e otimização integral desses recursos. Pode-se constatar que no caso específico do Brasil é necessário fortalecer os organismos voltados à gestão das águas, para que não haja retrocesso, além de se promover a capacitação de profissionais, para atuarem nos comitês de bacia hidrográfica, dando suporte técnico ao seu funcionamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestranda em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2015-06-21

Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Costa, L. M. da, Medeiros, A. C. de, Coelho, D. C., & Maracajá, P. B. (2015). A gestão ambiental dos recursos hídricos. Informativo Técnico Do Semiárido, 9(2), 51–56. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/4156

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica