O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Analiésia Barbosa da Silva Fernandes
  • Francisco Pires Sobrinho
  • Francisco Tales da Silva
  • Almair de Albuquerque Fernandes
  • Milena Carneiro Reis
  • Patrícia Custódio Peixoto Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Resumo

O presente artigo destaca o processo de aquisição da leitura nos anos iniciais que é perpassado por caminhos ou níveis complexos até chegar ao pleno domínio. A leitura tem uma importância relevante na vida das pessoas, tendo em vista a relação que ela tem na vida cotidiana. A pesquisa mostra que a leitura é muito mais do que a mera decodificação de sinais gráficos. Implica na formação global do individuo que argumenta, constrói e reconstrói a realidade. Na escola, o professor tem a incumbência de ampliar o conceito de leitura oferecendo estratégias que visem desenvolver as habilidades necessárias nos alunos para a formação de bons leitores capazes de fazer uso da leitura nas diversas instâncias da sociedade. Objetiva investigar os níveis de compreensão de leitura identificando as dificuldades e compreender como se dá o processo de aquisição de leitura e sendo a natureza deste trabalho científico o estudo bibliográfico, para o qual foram utilizadas obras de diversos autores como suporte teórico.

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

Fernandes, A. B. da S., Pires Sobrinho, F., Silva, F. T. da, Fernandes, A. de A., Reis, M. C., & Peixoto, P. C. (2020). O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 160–165. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8247

Edição

Seção

Artigos