A formação histórica e política do município de Condado, Estado da Paraíba

Autores

  • Lucimar Formiga Soares FIP

Resumo

O município de Condado tem história recente. Seus primitivos núcleos de população tiveram início no século XIX. No entanto, o núcleo de ocupação urbana que mais tarde seria a atual cidade somente surgiu na primeira metade do século XX, quando teve início a construção do Açude Engenheiro Arcoverde, durante a seca de 1932. Concretizada a formação do povoado, aos poucos, a localidade foi se desenvolvendo. Ainda em finais da primeira metade do século passado, a povoação de Condado apresentava um aspecto superior a muitas cidades do interior do Estado da Paraíba. Condado passou a figurar como município no quadro político-administrativo da Paraíba, após ser desmembrado de Malta, em 18 de dezembro de 1961. Emancipada politicamente, a cidade de Condado, por sua localização privilegiada, facilidade de acesso e existência de recursos hídricos em volume considerável, tinha todos os requisitos para apresentar um grande desenvolvimento. No entanto, isto não ocorreu. E, as razões para estes ‘atraso’, são de cunho político, aliadas a incapacidade administrativa de alguns de seus governantes. Nota-se em Condado um problema muito comum aos pequenos municípios brasileiros: a ausência da participação popular nas decisões políticas do município, principalmente, naquilo que diz respeito a sua gestão administrativa, nas definições de prioridades, na identificação das potencialidades locais.

 

Palavras-chave: Município de Condado. Emancipação política. Enfoque histórico-social.

Biografia do Autor

Lucimar Formiga Soares, FIP

Professora da rede pública, diplomada em História e especialista em Geopolítica e História,  pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Soares, L. F. (2013). A formação histórica e política do município de Condado, Estado da Paraíba. Revista Brasileira De Filosofia E História, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/2477