A construção da imagem do ator político na atualidade

Autores

  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP

Resumo

Atualmente, várias são as artimanhas utilizadas para persuadir o cidadão. Estas são criadas através das chamadas estratégias de marketing político, que utilizam a mídia como o principal veículo, através da qual os atores políticos fazem seus apelos aos cidadãos, ora evocando a proximidade, incorporando o personagem do homem comum ou se distanciando, personificando a imagem do líder charmoso. A fachada do ator no espetáculo político influencia na clareza e na manipulação da informação e dela deriva o conjunto que inspira confiança no público. Para a maioria dos atores políticos essa fachada encontra-se bem distante de sua pessoa, de seu caráter, ou melhor, de sua aparência real. E, como se torna quotidiana, tal fachada se desgasta com grande frequência, necessitando de constantes renovações. Através da análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar a presente produção acadêmica, pode-se perceber que a farsa da mentira, definida por Roger-Gérard Schwartzenberg nos primeiros anos da década de 1970, encontra-se cada vez mais forte no cenário político atual (mesmo depois de mais de quarenta anos), alimentando o espetáculo político, que com seu poder, seduz o cidadão-espectador, limitando seu espaço e voz nas decisões políticas.

 

Palavras-chave: Ator político. Imagem. Processo de construção.

Biografia do Autor

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e aluna do Curso de Especialização

em Assessoria de Comunicação, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Nóbrega, I. G. de M. (2013). A construção da imagem do ator político na atualidade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/2478