DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Edilberto Ferreira Braúna Faculdades Integradas do Ceará
  • Joseclea Pires de Araújo Braúna URCA
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor

Resumo

O texto a seguir tem como objetivo de pesquisa analisar as dificuldades da prática da inclusão social de alunos com necessidades especiais e despertar, na escola e sistemas de ensino, a importância do cuidado no processo de ensino-aprendizagem  para essa classe em particular, cujas especificidades requerem um processo amplo de mobilização e conscientização, principalmente escola, com participação dos estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Por se tratar de um tema relativamente novo faz-se necessário fazermos uma reestruturação da cultura, uma revisão das práticas e das políticas educacionais vivenciadas nas escolas, que deverão responder à diversidade de alunos por meio de uma abordagem mais humanística e democrática com uma percepção do sujeito nas suas singularidades buscando o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, numa Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiências múltiplas e a alunos com altas habilidades desde a educação infantil até à educação superior. Conforme Vygostsky, “a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos”. Mas, apesar de haver uma politica de inclusão, é nítida a percepção de que tais políticas ainda não conseguiram alcançar seus objetivos. Resta-nos então indagar por que a inclusão não acontece da maneira adequada e quanto paramos para observar o nosso sistema educacional, no tangente à educação inclusiva, vemos apreensivos que o mesmo parece não estar preparado para tamanha responsabilidade social transferindo o problema da falta de aprendizagem para quem está na linha de frente: o professor.

Biografia do Autor

Edilberto Ferreira Braúna, Faculdades Integradas do Ceará

Graduando em Pedagogia.

Joseclea Pires de Araújo Braúna, URCA

Bacharel em Ciências econômicas

Referências

ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Fevereiro 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. Artigo 7º, XXXI; artigo 23, II; artigo 24, XIV; artigo 227, II.

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/31872-educacao-inclusiva

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID361_11082016143146.pdf

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusao-escolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real#ixzz2fgKA4uWH

https://www.redetvro.com.br/educacao-inclusiva-e-diversidade-seminario-em-ji-parana/

NOQUELE, Adriana; SILVA, A. P. S. R. Educação Inclusiva e o Processo de Ensino-Aprendizagem. Visualizado em 31/10/2018. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_inclusiva_processo/index.php?pagina=4

ROCHA, M. S. O Processo de Inclusão na Percepção do Docente do Ensino regular e Especial: Breve histórico sobre a deficiência. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/20378146/Breve-Historico-da-Deficiencia > Acesso em 07 de out 2010.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Braúna, E. F., Braúna, J. P. de A., & Lavor, F. I. G. de. (2020). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Brasileira De Filosofia E História, 8(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/7381