Análise Espacial das Ações do Programa “Municípios Verdes”: Estudo de Caso no Município de Paragominas- PA

Autores

  • Erika Maia Santos Universidade Federal do Pará
  • Flávio Augusto Altieri dos Santos Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM
  • Maria de Valdívia Costa Norat Gomes Universidade Federal do Pará
  • Vanessa Conceição dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Raisa Rodrigues Neves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Monitoramento. Sustentabilidade. Projeto Municípios Verdes.

Resumo

O município de Paragominas em janeiro de 2008, foi apontado pelo MMA, ao lado de outros 35 municípios da região amazônica, como um dos 14 maiores desmatadores do Bioma Amazônico. Em resposta à inclusão do município na lista do desmatamento, a prefeitura de Paragominas lançou em junho de 2008 o projeto “Municípios Verdes”. Esta iniciativa permitiu o município à condição de ser o primeiro a sair da lista de municípios críticos de desmatamento. Diante da relevância do projeto o objetivo geral do trabalho foi realizar uma análise das ações propostas pelo projeto “Municípios Verdes” nos âmbitos do: Desmatamento, Cadastro Ambiental Rural, Licenciamento Ambiental Rural, Reflorestamento e Gestão Ambiental, tendo como objetivos específicos: verificar as mudanças ocorridas no município em relação às questões ambientais desde sua adesão ao projeto e realizar um diagnóstico temporal/espacial quantitativo das ações propostas pelo projeto utilizando técnicas de geoprocessamento. Os resultados mostraram-se aceitáveis, apresentando uma redução acentuada nas taxas de desmatamento dos anos de 2009 a 2013, área cadastrável de CAR de 82,82%, nos LAR’s observou-se que as principais atividades licenciadas foram de manejo florestal, reflorestamento, exploração de madeira, sistema agroflorestal e agrosilvipastoril, porém os dados de reflorestamento não atingiram as perspectivas do trabalho, pois, somente em 7 de 22 registros se observou características de vegetação em estágio de recuperação e a gestão ambiental apresentou uma estrutura completa. Com isso, pode-se constatar que o projeto está ajudando o município na tomada de decisões e ações sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Maia Santos, Universidade Federal do Pará

Engenheira Sanitarista e Ambiental, Universidade Federal do Pará.

Flávio Augusto Altieri dos Santos, Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Engenheiro Agrônomo, Universidade Federal Rural da Amazônia e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará.

Maria de Valdívia Costa Norat Gomes, Universidade Federal do Pará

Engenheira Civil, Universidade Federal do Pará e Professora MSc. Adjunta da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal do Pará.

Vanessa Conceição dos Santos, Universidade Federal do Pará

Engenheira Sanitarista e Ambiental, Universidade Federal do Pará e Mestranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Universidade Federal do Pará.

Raisa Rodrigues Neves, Universidade Federal do Pará

Engenheira Sanitarista e Ambiental, Universidade Federal do Pará e Mestranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

SANTOS, E. M.; DOS SANTOS, F. A. A.; GOMES, M. de V. C. N.; DOS SANTOS, V. C.; NEVES, R. R. Análise Espacial das Ações do Programa “Municípios Verdes”: Estudo de Caso no Município de Paragominas- PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 21–35, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4691. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)