Impacto das obrigações acessórias na atualização dos profissionais contadores

Palavras-chave: Contabilidade, Normatização Contábil, Obrigações Acessórias.

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os impactos das obrigações acessórias no cumprimento das normas brasileiras de contabilidade pelos escritórios de serviços contábeis localizados em Guarabira/PB. Para revisão bibliográfica dos termos “contabilidade”, “normatização contábil”, “obrigações acessórias”, “escritórios de contabilidade” e demais análise da pesquisa, foram revisitados 91 autores, datados entre 1993 e 2016. O presente estudo é descritivo, de cunho qualitativo e de natureza exploratória. O universo da pesquisa contou com 93 profissionais contábeis e a amostra final com 35. Como conclusão, é convergente afirmar que o profissional contábil deve fluir em permanente processo de evolução de seus atributos profissionais, bem como, de deveres analíticos no que se refere a estudos teóricos do setor contábil. Já do ponto de vista das contribuições da pesquisa, essa oferta a possibilidade de reforço teórico quanto a contabilidade e as dificuldades das obrigações acessórias frente ao exercício contábil, bem como, comunica a comunidade científica, sobre as dificuldades de atuação profissional, da realidade dos entrevistados. No que tange as possibilidades de pesquisas futuras incita-se a possibilidade de se ampliar a amostra para verem se os dados se mantem consistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Fonseca Lima Júnior, UFCG
Graduando em Ciências Contábeis da UFCG
Ana Flávia Albuquerque Ventura, Universidade Federal de Campina Grande
Professora do Curso de Ciências Contábeis, lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.
Gilcivan dos Santos Pereira, UFCG
Graduando em Ciências Contábeis da UFCG
Raul Ventura Júnior, UFCG
Professor Mestre do Curso de Ciências Contábeis da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG
Publicado
2017-06-01

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)