Governança corporativa e desempenho econômico-financeiro: uma análise de sua relação nas empresas listadas nos níveis diferenciados de governança da B3

Autores

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Desempenho econômico-financeiro, Índices Econômico-financeiros

Resumo

Governança corporativa consiste num sistema utilizado na proteção e auxílio dos que compõem a alta administração das companhias. Ela busca tomada de decisões sempre interligadas, o que promove melhor desempenho, retorno dos investimentos, credibilidade e maximização de valor da entidade. O presente estudo investigou se há relação entre as boas práticas de governança e o desempenho econômico-financeiro nas companhias listadas nos níveis diferenciados de governança da B3. No período de 2010 a 2013 utilizou-se de 133 companhias que foram divididas em dois grupos: sendo um de governança e outro de não governança, o critério de diferenciação foi saber se em de determinado ano a entidade estava listada em um dos níveis diferenciados, se sim, foi incorporada ao grupo governança, se não, foi considerada como não praticante de governança e incorporada ao grupo não governança. Por se tratar de duas amostras independentes e apresentar uma distribuição normal, optou-se analisar por meio do teste t de duas amostras independentes se as companhias que adotam as práticas de governança têm um desempenho econômico-financeiro superior as que não as adotam. Considerando um α= 5%, percebeu-se que, embora o resultado da liquidez corrente das empresas do grupo de governança ser estatisticamente superior em 2011, nos demais anos em todos os indicadores econômico-financeiros, a hipótese nula foi aceita, ou seja, não houve diferenças significativas. Portanto, em geral, as empresas que adotam governança corporativa não apresentaram desempenho econômico-financeiro superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonnas Gonçalves Ferreira, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Ciências Contábeis

Ana Flávia Albuquerque Ventura, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Ciências Contábeis, lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.

Lucas Vieira Pereira de Alencar, UFCG

Graduando em Ciências Contábeis

Raul Ventura Júnior, UFCG

Professor Mestre do Curso de Ciências Contábeis da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-02

Como Citar

FERREIRA, J. G.; VENTURA, A. F. A.; ALENCAR, L. V. P. de; VENTURA JÚNIOR, R. Governança corporativa e desempenho econômico-financeiro: uma análise de sua relação nas empresas listadas nos níveis diferenciados de governança da B3. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 01–09, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)