Mudanças no Reconhecimento das Receitas Propostas no CPC 17- Contrato de Construção: uma análise no setor da construção civil com ações listadas na B3

Autores

Palavras-chave:

Convergência, Reconhecimento de Receitas, Contratos de Construção, Índices Econômico-Financeiros.

Resumo

O processo de convergência contábil internacional buscou reduzir as divergências e irregularidades contábeis, aumentar a transparência e facilitar a comparação entre os demonstrativos das entidades, por meio da padronização das normas contábeis. Algumas dessas normas referem-se ao reconhecimento das receitas decorrentes dos contratos de construção, impactando diretamente no setor. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar se as mudanças ocorridas no reconhecimento das receitas após a publicação do CPC 17 Contrato de Construção exerceram alguma influência na análise econômico-financeira das empresas do setor de construção civil listadas na B3 entre os anos de 2010 a 2013. A pesquisa se enquadra como um estudo descritivo e quantitativo. No universo da análise constam 17 entidades de capital aberto do setor de construção civil com ações negociadas na B3 que publicaram seus relatórios contábeis referentes ao exercício de 2010 a 2013. Após a análise dos dados, se obteve o resultado de que houve variações patrimoniais na estrutura dos demonstrativos contábeis em relação ao reconhecimento das receitas, entretanto, por meio do teste de Wilcoxon, observou-se que essas variações estatisticamente não foram significativas para os índices de liquidez e endividamento, entretanto apresentou um resultado positivo para os indicadores de rentabilidade ROA e ROE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Albuquerque Ventura, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Ciências Contábeis, lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.

Hizzadora Pereira da Silva, FAFIC

Especialista em Contabilidade

Lucas Vieira Pereira de Alencar, UFCG

Graduando em Ciências Contábeis

Raul Ventura Júnior, UFCG

Professor Mestre do Curso de Ciências Contábeis da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG

Publicado

2017-06-01

Como Citar

VENTURA, A. F. A.; SILVA, H. P. da; ALENCAR, L. V. P. de; VENTURA JÚNIOR, R. Mudanças no Reconhecimento das Receitas Propostas no CPC 17- Contrato de Construção: uma análise no setor da construção civil com ações listadas na B3. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 120–128, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5471. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)