A Relação entre os Níveis de Governança Corporativa e a Rentabilidade das Empresas Listadas na B3

Palavras-chave: Governança Corporativa, Níveis de Governança Corporativa, Rentabilidade.

Resumo

A governança corporativa é um conjunto de práticas utilizadas para minimizar os conflitos de agência visando à maximização do empreendimento e o retorno esperado para os investidores. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre os níveis de governança corporativa e a rentabilidade das empresas listadas na B3 no período de 2016. Para atingir tal objetivo, foram coletados os índices de rentabilidade ROA e ROE de cada empresa da amostra, como também os seus respectivos níveis de governança. Para verificar a existência de diferenças entres as médias dos índices de rentabilidade por nível de governança coorporativa foi utilizado a Análise de Variância (ANOVA) de um fator. Os resultados apontam indícios de que os níveis diferenciados de governança corporativa podem influenciar positivamente o índice ROE e negativamente o índice ROA. Por fim, pode-se concluir que mecanismos de governança mais rígidos podem contribuir positivamente para resguardar os interesses de retorno dos investidores/acionistas, já que o ROE está ligado à rentabilidade do patrimônio líquido das empresas. Porém, a relação negativa desses mesmos mecanismos com a rentabilidade do ativo pode estar atrelada à maiores ativos para empresas que estão classificadas com melhores níveis de governança corporativa. Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se períodos maiores, modelos quantitativos mais robustos e a utilização de outras variáveis de desempenho econômico-financeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Ventura Júnior, UFCG
Professor Mestre do Curso de Ciências Contábeis da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG
Emerson Eder Rolim Abrantes, UFCG
Graduado em Ciências Contábeis pela UFCG
Ana Flávia Albuquerque Ventura, Universidade Federal de Campina Grande
Professora do Curso de Ciências Contábeis, lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.
Hiponio Fortes Guilherme, UFCG
Mestrando em Sistemas Agroindustriais, Professor de Ciências Contábeis da UACC/CCJS/UFCG
Publicado
2018-10-02
Seção
INTERDISCIPLINAR