Aproveitamento da água das chuvas por meio de cisternas de placa nos períodos de estiagem

Autores

  • Claudiana Cristina Gomes Governo do Estado da Paraíba
  • Vorster Queiroga Alves Universidade Federal de Campina Grande - CCJS/UFCG

Palavras-chave:

Captação, chuva, cisterna, água.

Resumo

A busca por alternativas para tornar possível a vida e a produção agrícola no Semiárido paraibano, passa necessariamente pelo aproveitamento das poucas e mal distribuídas chuvas que caem na região. Para coletá-las, uma das mais difundidas tecnologias é a cisterna de placas, que armazena a água captada dos telhados das casas para ser utilizada ao longo do ano. Este trabalho objetivou Avaliar as formas de captação e uso da água das chuvas armazenadas nas cisternas de placas na zona rural no sitio Riacho Grande no município de Coremas-PB. Para a realização desse estudo utilizou-se uma revisão da literatura em relação a publicações referente à temática em estudo. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demonstram que as cisternas de placas causaram um impacto positivo na comunidade, haja vista, mesmo em tempo de estiagem prolongada, as cisternas rurais são suficientes para suprir as necessidades dos moradores rurais desta comunidade em termos do uso da agua.  Constatou-se que a captação e armazenamento das águas pluviais nas cisternas, se realizado de forma correta, proporciona a comunidade água de boa qualidade para o consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiana Cristina Gomes, Governo do Estado da Paraíba

Professora de História-Coremas/PB

Vorster Queiroga Alves, Universidade Federal de Campina Grande - CCJS/UFCG

Formado em Administração pela UEPB; Especialização em Marketing pela UEPB; MBA em Inovação pela UFCG/ParqTecnologico; Mestre em Administração pela UFCG.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CRISTINA GOMES, C.; ALVES, V. Q. Aproveitamento da água das chuvas por meio de cisternas de placa nos períodos de estiagem. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 01–07, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5743. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS