Percepção sobre educação ambiental e política dos 3R’S dos estudantes de escola pública no município de Pombal-PB

Autores

  • Jotácia Estrela Barbosa Araújo UFCG
  • Thamirys Lorranne Santos Lima CCTA-UFCG
  • Alana Kamyle dos Santos Sousa CCTA-UFCG
  • Ricélia Maria Marinho Sales CCTA-UFCG
  • Tiago da Nóbrega Albuquerque UFCG-CCTA

Resumo

O crescente aumento das populações urbanas, a falta de planejamento ambiental e de programas de conscientização, bem como, a falta de informação para a população em geral, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da degradação ambiental. O ambiente escolar e as práticas de ensino podem ser utilizados como proposta de educação visando à preservação do ambiente. Neste contexto, objetivou-se com a realização deste estudo, avaliar as percepções ambientais e captar os conhecimentos sobre a política dos 3R’S dos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Arruda Câmara do município de Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na abordagem direta com aplicação de um questionário a 27 discentes, onde responderam perguntas discursivas e de múltipla escolha sobre educação ambiental e política dos 3R’S. Destacou-se que, a maioria dos alunos possui pouco conhecimento sobre os assuntos abordados. É perceptível, no entanto, a necessidade da inserção da Educação Ambiental e seus temas serem inseridos na sala de aula e na comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Jotácia Estrela Barbosa Araújo, UFCG

ENGENHEIRA DE ALIMENTOS

Thamirys Lorranne Santos Lima, CCTA-UFCG

ENGENHEIRA DE ALIMENTOS

Alana Kamyle dos Santos Sousa, CCTA-UFCG

ENGENHEIRA DE ALIMENTOS

Tiago da Nóbrega Albuquerque, UFCG-CCTA

Engenheiro de Alimentos, mestrando em Sistemas Agroindustriais-CCTA/UFCG

Referências

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

ARAÚJO, J. E. B.; LIMA, T. L. S.; SOUSA, A. K. dos S.; SALES, R. M. M.; ALBUQUERQUE, T. da N. Percepção sobre educação ambiental e política dos 3R’S dos estudantes de escola pública no município de Pombal-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 28–33, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6308. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

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