Avaliação da sustentabilidade hídrica dos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo no Estado da Paraíba

Autores

  • CRISTIANE QUEIROZ REIS Universidade Federal de Campina Grande
  • VALTERLIN DA SILVA SANTOS Universidade Federal de Campina Grande
  • CAMILO ALLYSON SIMÕES DE FARIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Operação de reservatórios, Indicadores de sustentabilidade.

Resumo

Os problemas decorrentes da escassez hídrica poderiam ser minimizados se houvesse um melhor aproveitamento das águas dos reservatórios existentes acompanhado de uma avaliação dos desempenhos dos mesmos por meio de indicadores de sustentabilidade bem definidos. Este trabalho tem como objetivo analisar a sustentabilidade hídrica do sistema de reservatórios composto pelos açudes Engenheiro Ávidos e São Gonçalo quanto aos seus múltiplos usos e identificar os problemas relativos ao uso inadequado de suas águas. Esse sistema de reservatórios está localizado no semiárido paraibano, uma região em que a escassez hídrica prejudica e limita o desenvolvimento econômico e social, além de ser fonte de conflitos entre os diversos usuários da água. Os principais usos desses reservatórios são atendimento da demanda de duas importantes cidades paraibanas, Sousa e Cajazeiras, e do Perímetro Irrigado de São Gonçalo. A metodologia consistiu em analisar dois cenários operacionais por meio do Sistema de Suporte de Decisão Acquanet. O desempenho de cada cenário foi avaliado com base nos indicadores de sustentabilidade. Como resultado, constatou-se que a situação operacional dos reservatórios é crítica, com os atendimentos das diversas demandas comprometidas. No segundo cenário, em que se considerou a futura contribuição das águas da transposição do rio São Francisco, observou-se que foi possível garantir o atendimento das demandas de abastecimento urbano e difuso em sua totalidade. Entretanto, averiguou-se que as alocações para as demandas de irrigação ainda apresentariam certa vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANE QUEIROZ REIS, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestra em Sistemas Agroindústrias pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora efetiva do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande do campus de Sousa-PB. Tem experiência na área de Administração e ciências Contábeis.

VALTERLIN DA SILVA SANTOS, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Classe C - Adjunto, Nível IV da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais do Centro de Tecnologia Agroalimentar Universidade Federal de Campina Grande, campus de Pombal. Possui graduação em Engenharia Civil (2004) , mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2007) na área de concentração Recursos Hídricos, doutorado em Recursos Naturais (2011) na área de concentração de Análise de Sistemas e Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas todos pela Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Observatório de Estudos em Cultura, Educação e Direitos Humanos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa/CNPq GOTA - Grupo de Otimização Total da Água. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Análise de Sistemas de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de simulação e otimização(programações linear e não linear); Análise multicriterial; Planejamento integrado de sistemas de recursos hídricos sujeito a múltiplos usos (abastecimento humano, irrigação, geração de energia, piscicultura, etc.), Planejamento ótimo da implantação ou operação da agricultura irrigada; Operação de reservatórios; Qualidade das águas em rios e reservatórios; Modelagem matemática. Também tem experiência na área de Materiais e Componentes da Construção Civil, com ênfase na reciclagem e aproveitamento dos resíduos da construção civil.

CAMILO ALLYSON SIMÕES DE FARIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Camilo Allyson Simões de Farias é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande - (2004), período em que foi monitor e bolsista PIBIC/CNPq. É mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFCG (2006) e Doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime/Japão (2009), com diploma revalidado como Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE(2009). Foi pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - (2009) e do Programa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq junto à Universidade Federal da Paraíba - UFPB(2010). É Professor Associado I e atualmente Vice-Reitor da UFCG, tendo sido Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Vice-Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA. Atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais - PPGSA da UFCG. É, também, membro permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, estando atualmente na condição de Vice-Coordenador do Programa no Pólo UFCG. É um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Águas e Meio Ambiente - NAMA; e atua como editor do periódico internacional Geoenvironmental Disasters. É membro da International Association of Hydrological Sciences . Possui experiência como profissional e pesquisador nas áreas de recursos hídricos, geotecnia, materiais de construção e resíduos sólidos, tendo participado e conduzido vários projetos de pesquisa e extensão. Já orientou mais de 55 discentes em níveis de graduação e pós-graduação e possui mais de 70 publicações em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais.

Referências

AESA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. Volume diário dos principais açudes. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/monitoramento/volume-diario /? tipo=atual. Acesso em: 13 jan. 2017.

ANA. Agência Nacional de Águas. Plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. Brasília: ANA, 2016.

ANA. Agência Nacional de Águas. Relatório da Campanha de Medição de Vazão e Cadastramento de Usuários de Recursos Hídricos nos Reservatórios de Eng. Ávidos e São Gonçalo. Bacia do rio Piranhas Açu. 2013. Relatório Nº 16/2013/GEFIU/SFI-ANA. Documento: 00000.020545/2013-65

BRAMBILLA, M.; FONTES, A. S.; MEDEIROS, Y. D. P. Cost-benefit analysis of reservoir operation scenarios considering environmental flows for the lower stretch of the São Francisco River (Brazil). Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v.22, e.34, 2017.

CARNEIRO, T. C.; FARIAS, C. A. S. Otimização Estocástica Implícita e Redes Neurais Artificiais para Auxílio na Operação Mensal dos Reservatórios Coremas - Mãe d’Água. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.18, n.4, p. 115-124, 2013.

FARIAS, E. E. V.; CURI, E. F.; DINIZ, L. S. São Francisco river Integration Project, Eastern Axis: losses analysis and performance indicators. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.22, e.47, 2017.

FERNANDES, R. O.; SILVEIRA, C. S.; STUDART, T. M. C.; SOUZA FILHO, F. A. Reservoir yield intercomparison of large dams in Jaguaribe Basin-CE in climate change scenarios. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.22, e.11, 2017

FREITAS, K. G.. Agricultura Irrigada e (DES) construção de Territórios – O caso de São Gonçalo, Sousa/PB. 1999. 139f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural e Regional) – Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande. 1999.

HASHIMOTO, T.; STEDINGER, J. R.; LOUCKS, D. P. Reliability, resiliency, and vulnerability criteria for water resource system performance evaluation. Water Resources Research, v. 18, n. 1, p. 14-20, 1982.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa Populacional. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm? > Acesso em: 10 dez. 2016.

LABADIE, J. W. Optimal operation of multireservoir systems: state-of-the-art review. Journal of Water Resources Planning and Management, [S.L.], v.130, n. 2, p. 93-111, 2004.

LANNA, A .E. Introdução. In: Porto, R. L.L. org. Técnicas quantitativas para o gerenciamento de recursos hídricos. 2. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação Brasileira de Recursos hídricos, cap. 1 p. 15-41, 2002.

LIMA, H. V. C.; LANNA, A. E. L. Modelos para Operação de Sistemas de Reservatórios: Atualização do Estado da Arte. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.10, n. 3, p.5-22, 2005.

OLIVEIRA, G. M.; LEITÃO, M. M. V. B. R.; GALVÃO, C. O.; LEITÃO, T. H. V. Estimativa da Evaporação e Analise de Uso do Coeficiente (kp) do Tanque “Classe A” nas Regiões do Cariri e Sertão da Paraíba. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 10, n.4, p.73-83, 2005.

SANTOS, V. da S.; CURI, W. F. Sustentabilidade do Uso dos Recursos Hídricos do Reservatório Epitácio Pessoa através de um Modelo de Otimização Multiobjetivo.

REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidades, v.4, n. 3, p.95-112, 2014.

SANTOS, V. da S.; CURI, W. F.; CURI, R. C.; VIEIRA, A. S. Um Modelo de Otimização Multiobjetivo para Análise de Sistema de Recursos Hídricos I: Metodologia. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.16, n.4, p.49-60, 2011.

SANTOS, V. da S.; NOBREGA, A. K. Q. Análise multicriterial no auxílio de tomada de decisão: Estudo de caso no reservatório São Gonçalo, Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v.12, n.5, p.837-842, 2017.

SILVA, E. L.; VIEIRA, A. S. Simulação integrada dos recursos hídricos nos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo na Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v.12, n.5, p.892-901, 2017.

USP – Universidade de São Paulo. AcquaNet – Modelo para Alocação de Água em Sistemas Complexos de Recursos Hídricos: Manual do usuário. LABSID – Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões. São Paulo, 2002. Disponível em:< http://www.labsid.com.br/ arquivos.php?id=126>. Acesso em 02 jul. 2013.

VIANA JUNIOR, W. P.; LANNA, A. E. L. Simulação e Otimização da operação de um sistema de reservatórios: Bacia do rio Curu. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.7, n.3, p. 63-83, 2002.

VIEIRA, A. S.; CURI, W. F.; CURI, R. C.; SANTOS, V. da S. Simulação, via Programação Linear Sequencial com Artifícios de Linearização, para Sistema de Recursos Hídricos Parte 1 e Parte 2: Modelo e Aplicação. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.17, n.1, p.33-52, 2012.

VIEIRA, V. P. P. B. Recursos Hídricos e o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Nordestino. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.1, n.1, p. 91-107, 1996.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

REIS, C. Q.; SANTOS, V. D. S.; DE FARIAS, C. A. S. Avaliação da sustentabilidade hídrica dos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo no Estado da Paraíba. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–09, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6416. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

5º Encontro Interdisciplinar da Paraíba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)