Gerenciamento da demanda de água para minimização dos desperdícios

Autores

  • Fagno Dallino Rolim UFCG
  • Valterlin da Silva Santos
  • Wyara Ferreira Melo
  • Richard José Cavalcante Santos
  • Francisca Freire da Costa Neta Santos
  • Patrício Borges Maracajá
  • Cristiana Russo Lima da Silva
  • Patrícia Sibelly Barbosa

Palavras-chave:

Gestão hídrica. Demanda de água. Desperdício de água.

Resumo

A água é, certamente, o recurso natural mais ligado a todos os aspectos da existência da vida humana, desde os valores religiosos e culturais que nos afetam como seres sociais, às necessidades de subsistência, especialmente no que se refere desenvolvimento agrícola e industrial requerido para a nossa subsistência. Neste sentido, é fundamental que estudos como o que ora apresentamos destaquem a sua importância social e as condições de disponibilidade desta no nosso cotidiano. Nota-se que a redução no consumo com a minimização dos desperdícios é alcançada de maneira independente da ação do usuário ou de sua mudança de comportamento, por meio de ações tecnológicas. Mediante toda essa discussão, o estudo visa compreender como ocorre o gerenciamento da demanda de água para minimização dos desperdícios. Metodologicamente, o trabalho em questão trata-se de uma revisão bibliográfica advinda da seleção criteriosa de artigos científicos na base de dados do LILACS (Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde), Scielo (Scientific Eletronic Library OnLine) e demais publicações que abordem o tema, através da compilação de estudos datados entre o período de 2003 à 2017. Para o desenvolvimento da revisão de literatura foi necessário fazer do cruzamento dos seguintes descritores: Gestão hídrica. Demanda de água. Desperdício de água. A revisão bibliográfica aborda o uso da água, disponibilidade e importância social, além de especificar como ocorre o gerenciamento da demanda de água para minimização dos desperdícios salientando a implantação de aparelhos poupadores e/ou reguladores de água, como medida para diminuir o consumo de água, a economia na hora de usar a torneira ou usando-a associada com os vasos sanitários, bem como, descargas, chuveiros e mictórios poupadoras de água. Diante de tudo que foi abordado conclui-se que proteger, preservar e conservar exige mudanças de hábitos da população, que deve se conscientizar que a melhor forma de evitar o consumo irracional da água é adotando medidas que façam com que este consumo seja minimizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. L.; RUFINO, I. A. A.; LUNGUINHO, R. L. Análise da expansão urbana versus o comportamento da rede de distribuição de água da cidade de Campina Grande – PB através de imagens de satélite. In: XV Simpósio Brasileiro De Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, p.783 – 790, maio, 2011.

BACCI, D. de L. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, p. 211-226, 2008.

BRITO; L. T. L; PORTO, E. R; SILVA, A. S. Disponibilidade de água e gestão dos recursos hídricos. Embrapa Semi Árido. Petrolina. PE. 2007. Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/36533/1/OPB1514.pdf>.

CMMDA – COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE. Our Commom Future. New York: Oxford University Press. 383p.2007.

GEO MUNDI. Fontes de Energia e Poluição. 2007. Disponível em: <http://geomundi.cjb.net/>.

GONÇALVES, O. M., et al. Código de prática de projeto e execução de sistemas prediais de água - conservação de água em edifícios: Documento Técnico de Apoio – DTA F3. Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água. Brasília: Ministério do Planejamento e Orçamento, Secretaria de Política Urbana, 2013.

HAFNER, A. V. Conservação e reuso de água em edificações: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: ABES, 2008.

LOMBARDI, L. R. Dispositivos Poupadores de Água em um Sistema Predial: Análise da Viabilidade Técnico-Econômica de Implementação no Instituto de Pesquisas Hidráulicas. 2012.

LORENTZ, Juliana Ferreira; MENDES, Paulo André Barros. A água e sua distribuição espacial. GTÁGUAS a Revista das águas, n. 2, n. 6, jun., 2008.

LUNA, M. Água: fonte de vida (e de lucro). 2007. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=969>.

MARINHO, E. C. A. Uso Racional da Água em Edificações Públicas, do Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG. 2007. 72p. Monografia [Graduação em Engenharia Civil]. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.

MARINS, N.; MOURA, D. A. Análise da utilização de equipamento economizador na Promoção do uso racional de água em prédio público. VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Porto Alegre: IBEAS - Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, 2015

MIERZWA, J. C. O uso racional e o reuso como ferramentas para o gerenciamento de águas e efluentes na indústria - estudo de caso da Kodak brasileira. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2014.

NETO, R. F. A.; JULIO, M. Estudo de técnicas sustentáveis para racionalização do uso de água em edificações com enfoque na demanda. Revista de Engenharia e Tecnologia, 2014.

PINTO. E.; Geopolítica da água. Revista de Geopolítica, v. 8, n 1, p. 19 - 32, jan./jun., 2017. Disponível em: <http://revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/view/172/166>.

RIBEIRO, L. G. G.; ROLIM, N. D. Planeta água de quem e para quem: uma análise da água doce como direito fundamental e sua valoração mercadológica. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 7, n. 1, p. 7-33, 2017. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4149/2912>.

SANTOS, L. C. A. Gestão da água em edificações públicas: a experiência no prédio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A – EMBRASA. Dissertação [Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana]. Universidade Federal da Bahia, 2010.

SAUTCHÚK, C. A. Formulação de Diretrizes para Implantação de Programas de Conservação de Água em Edificações. 2004. 332p. Dissertação [Mestrado em Engenharia]. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.

SILVA, J. B. et al. A crise hídrica global e as propostas do Banco Mundial e da ONU para seu enfrentamento. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da UFRN. v. 11. n 2. 2010. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015E/a%20crise%20hidrica.pdf>. Acesso em 14 abr. 2018.

SOARES, A. L. F. Gerenciamento da demanda de água em ambientes de uso público: o caso da Universidade Federal de Campinha Grande. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Campinha Grande – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Campina Grande: UFCG, 2012.

TELLES, D. D.; COSTA, H. R. Reúso da Água: Conceitos, Teorias e Práticas. 1 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2007.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

ROLIM, F. D.; SANTOS, V. da S.; MELO, W. F.; SANTOS, R. J. C.; SANTOS, F. F. da C. N.; MARACAJÁ, P. B.; SILVA, C. R. L. da; BARBOSA, P. S. Gerenciamento da demanda de água para minimização dos desperdícios. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 19–28, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6619. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>