Avaliação da Satisfação dos Serviços da Unimed em Pau dos Ferros / RN: Uma Aplicação do Modelo SERVQUAL

Autores

  • Nágela Maria Alves Lopes Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP)
  • Tereza Raquel Bezerra Vidal Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP)
  • Edivaldo Rabelo de Menezes Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP)
  • Washington Sales do Monte Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP)
  • Morgana Aragão Araujo UFCG

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a satisfação dos serviços oferecidos pela Unimed Alto Oeste Potiguar/RN. Para tal, identificaram-se os fatores de satisfação destes serviços através de um questionário, construído e elaborado a partir do modelo de Parasuraman, utilizando-se dos seus indicadores para a avaliação dos serviços prestados pela empresa em estudo. O trabalho inicia com uma revisão teórica sobre os conceitos de serviços, satisfação e comportamento do consumidor. Posteriormente os métodos de pesquisa e as técnicas de análise utilizadas. Optou-se por utilizar metodologia do tipo quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário baseado na ferramenta SERVQUAL, adaptada, aplicado junto a uma mostra não probabilística por conveniência  com 70 usuários da empresa. No entanto, através dos resultados conclui-se que fica evidenciado que em geral, a qualidade dos serviços está com um nível de satisfação considerado bom em todas as dimensões avaliadas. Um dos aspectos observados foi uma atribuição relativamente alta com a percepção dos clientes entre as variáveis pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MCCARTHY, E. J; PERREAULT, D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

MIGUEL, P. A. C. Qualidade: enfoque e ferramentas. São Paulo: Artliber Editora, 2001.

SALES, C. A. C; FERNANDES, R. Y. C. F.; BASTOS, R. F. R. B. Impacto da crise econômica no comportamento do consumidor de supermercados. Revista Connexio. Ano 6, nº 1, ago.2016/jan.2017

SERRALVO, F. A. Comportamento do consumidor proposta de um modelo. Disponível em: http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/169.pdf. Acesso em: 27 de março. 2015.

TROSTER, R. L. Introdução à economia. São Paulo: Makron Books, 1999.

ZEITHAML, V.A.; BITNER, M. J. Services Marketing: integrating customer across the firm. New York: McGraw-Hill. Jan. 2000.

_____________,; ___________. Marketing de serviços: a empresa em foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Portal Unimed Volta Redonda Disponível em: <https://www.unimedvr.com.br/Acesso em 11 de setembro de 2015

Agricultural and Food Chemistry, 5, 4624–4628, 1997.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

LOPES, N. M. A.; VIDAL, T. R. B.; MENEZES, E. R. de; MONTE, W. S. do; ARAUJO, M. A. Avaliação da Satisfação dos Serviços da Unimed em Pau dos Ferros / RN: Uma Aplicação do Modelo SERVQUAL. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–09, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6584. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>