O VERDE NÃO É SÓ UMA COR

Autores

  • Débora Verônica Paiva Silva CCTA-UFCG
  • Washington Sales Do Monte
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Morgana Aragão Araújo UFCG

Palavras-chave:

Estratégias, Sustentabilidade, Competitividade.

Resumo

Abordar a dimensão na aplicação das estratégias sustentáveis em uma análise exploratória do setor de tintas através da ABRAFATI, enfatizando o desenvolvimento estratégico mercadológico bem como seus indicadores. Abordando as principais peculiaridades das estratégias competitivas utilizadas pelo setor de tintas em geral. Desde seus objetivos, características e inovações que permeiam o mercado de tintas, como todos os stalkeholders envolvidos nas estratégias voltadas para sustentabilidade, nos cuidados com o meio ambiente utilizadas pelo setor. Com o embasamento teórico dos conceitos necessários na construção das estratégias competitivas com foco comercial. O assunto será tratado pelos autores de diversos formas como Johnson, Scholes e Whittington (2011) Kotler e Keller (2006), Poter (2004), Ygnacy Sach (2009) dentre outros que apresentaram os conceitos de estratégias competitivas mercadológicas, e sua utilização proporcionando a ampla visão do ambiente ao qual se insere o setor. Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias mercadológicas utilizadas pela indústria de tintas, analisando suas ações assimilando ao desenvolvimento setorial sustentável e seus recursos tecnológicos alinhados a competitividade e qualidade dos insumos utilizados pelo setor nas estratégias mercadológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Responsabilidade Socioambiental. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em 26 julho 2015.

FUJIHARA, M. e LOPES, F. Sustentabilidade e Mudanças Climáticas: Guia Para o Amanhã, São Paulo: SENAC, 2009.

JOHNSON, Gerry. Fundamentos de estratégia/Kevan Scholes, Rchard Whittington; revisão técnica: José Edson Lara. –Porto Alegre: Bookman, 2011.

PORTER, Michael E.,1947- Estratégia Competitiva: técnica para análise de indústrias e da concorrência.2.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

SILVA, D. V. P.; MONTE, W. S. D.; MENEZES, E. R. de; ARAÚJO, M. A. O VERDE NÃO É SÓ UMA COR. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 21–29, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6599. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>