O MARKETING E A CUSTOMIZAÇÃO: Um estudo bibliométrico

Autores

  • Francisco Neirivaldo da Silva CCTA-UFCG
  • Emiliana Maria de Queiroz Leite
  • Washington Sales do Monte
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Márcia Janiele Nunes da Cunha Lima

Palavras-chave:

Marketing. Customização. Estratégias

Resumo

O Marketing possibilita o valor e a satisfação do cliente com determinados produtos, ele consiste no desenvolvimento de estratégias para vendas, comunicações e desenvolvimento do negócio e pode se dá de diferentes formas. O marketing aplicado a customização de produtos possibilita uma melhor divulgação de determinadas marcas, sendo uma aposta alta no comércio do século XXI servindo como estratégia máster de marketing. O presente artigo objetiva investigar o desenvolvimento do conceito de customização no mercado atual e perpassa uma investigação bibliográfica em diferentes fontes como no período de 2000 a 2015, buscando na literatura o desenvolvimento dos conceitos de marketing e customização ao longo do tempo. Observa-se que a customização de produtos vem sendo utilizada amplamente como estratégia de marketing pelos empresários, que com este diferencial buscam conquistar o cliente e personalizar o atendimento, sendo um detalhe positivo e inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLARO, A.C.S. Uso das novas ferramentas do marketing no processo comunicacional das pequenas empresas na internet. eGesta, Galiza, v.6, n.3, p.169-180, 2010. Disponível em: www.eca.usp.br/.../Jose%20Alberto%20C%20Santos %20Claro.doc acesso em 04 set. 2015

DUDERSTADT, A. Design orientado à customização em massa na indústria de vestuário. 10º Colóquio de Moda. 7ª Edição Internacional 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, Caxias do Sul, 2014.

FRUTOS, J.D. Um modelo para configuração de produtos oferecidos em um ambiente de customização em massa. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

KOLTER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LAS CASAS, A.L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MACHADO, A.G.C.; MORAES, F.A. Estratégias de customização em massa: evidências e análises em empresas do setor de confecção de artigos de vestuário. Base, São Leopoldo, v. 5, n. 1, p.17-31, 2008a. Disponível em: www.administradores.com.br/.../estrategia-de-customizacao-em-massa-ev... acesso em 04 set. 2015.

______. Estratégias de customização em massa implementadas por empresas brasileiras. Produção, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 170-183, 2008b.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

SILVA, F. N. da; LEITE, E. M. de Q.; MONTE, W. S. do; MENEZES, E. R. de; LIMA, M. J. N. da C. O MARKETING E A CUSTOMIZAÇÃO: Um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 30–40, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6600. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)