Percepções de gestão ambiental: estudo em uma organização pública federal em Pau dos Ferros/RN

Autores

  • Francisco Souza Rego Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-8701-2156
  • Edivaldo Rabelo de Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v14i2.7769

Palavras-chave:

Comportamento sustentável, Percepção ambiental, Servidores Públicos

Resumo

O presente estudo buscou averiguar como colaboradores de uma organização pública federal incorporam questões relacionadas a gestão ambiental em seu cotidiano e ambiente de trabalho. Tal preocupação surgiu na sociedade devido aos novos paradigmas surgidos a partir do modo de vida da sociedade capitalista e que trouxe novos dilemas tanto para o homem moderno quanto para as organizações. Para se atingir tal objetivo se utilizou de um estudo de caso de finalidade descritiva e abordagem quantitativa, através de um questionário com análise e tratamento de dados de maneira estatística. Como resultado, se evidenciou o conhecimento dos colaboradores acerca dos problemas ambientais existentes na atualidade e como eles afetam sua vida, bem como o conhecimento acerca da gestão ambiental e sua necessidade de incorporação na sua conduta enquanto servidores públicos, que se materializam em ações voltadas para ações básicas como economizar água e energia, seja em seu cotidiano ou no seu ambiente de trabalho, evidenciando também uma necessidade ainda emergente do poder público de fazer valer de maneira mais eficaz suas próprias politicas voltadas ao meio ambiente e sua preservação, não por desinteresse, mas muitas vezes pela ainda inexistência de meios para tal. O estudo conseguiu, portanto, descrever tal percepção dos indivíduos estudados enquanto agentes públicos do tema da gestão ambiental e propõe que novos estudos sejam realizados nos demais âmbitos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Souza Rego Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Administração (UERN). Especialista em Administração Pública e Gestão Ambiental (FAVENI). Membro do grupo de pesquisa "Ambientes de Inovação: ecossistemas e mecanismos de geração de empreendimentos", vinculado ao Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar (NEOP) mantido pelo Curso de Administração da UERN Campus Pau dos Ferros

Edivaldo Rabelo de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe (2016). Mestre em Sistemas Agroindustriais (UFCG). Especialista em Administração de Marketing (UFS), em Docência do Ensino Superior (FACEP) e em MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade (UniDomBosco/PR). Graduado em Administração (UFS). Atuação docente: Professor Assistente IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Marketing e Estratégia. Experiência de mercado: Gestão empresarial na área de varejo, marketing, comportamento do consumidor, gestão de pessoas e consultoria organizacional. Campo de pesquisa: Atualmente pesquisando sobre Ambientes de Inovação.

Referências

ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

BARASUOL, S. C. Compras públicas sustentáveis: panorama atual das

Licitações no exército brasileiro. In: Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar – RICAM. Salvador, 2016.

BARBIERE, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Decreto nº5.940, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Brasília, DF, 2006. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm>. Acesso em 02 de fevereiro de 2020.

Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 02 de fevereiro de 2020.

DAMBRÓS, M. M.; SENNA, A. J. T.; ALVES, R. R. Gestão ambiental no setor público: percepção de servidores da prefeitura municipal de São Gabriel (RS). Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET). Santa Maria, v. 18 n. 2. p. 674-689, mai.-ago., 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

QUINTAS, J. S. Introdução à Gestão Ambiental Pública. 2. ed. Brasília: Ibama, 2006.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

REGO FILHO, F. S.; MENEZES, E. R. de. Percepções de gestão ambiental: estudo em uma organização pública federal em Pau dos Ferros/RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 260–266, 2020. DOI: 10.18378/rbga.v14i2.7769. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7769. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)