O POSICIONAMENTO DE PREÇO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS COMERCIAIS DE PAU DOS FERROS-RN

Autores

  • Luciana Isabelli Costa de Paula CCTA-UFCG
  • Nígila Maria da Costa Benevides
  • Washington Sales do Monte
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Morgana Aragão Araújo

Palavras-chave:

Estratégia, Posicionamento, Precificação, Empresa.

Resumo

Em um mercado globalizado e dinâmico, a concorrência entre as empresas tornou-se cada vez mais acirrada, e nesse cenário, moldar estratégias para a diferenciação e atrair o consumidor, virou questão de sobrevivência para elas Entre as diversas estratégias utilizadas pelas organizações,  o posicionamento de preço configura-se como forte aliado para atrair os clientes, uma vez que detêm de várias técnicas, tais como: utilização de questões psicológicas, posicionamento da marca, oportunidade de compra. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o posicionamento de preço contribui para as estratégias das empresas, de modo que consigam atrair os clientes. Para esta análise, utilizou-se a pesquisa exploratória, quantitativa/qualitativa, e o método utilizado para a coleta de dados foi o questionário, pelo qual se investigou o perfil das empresas a fim de que se pudesse verificar as semelhanças que poderiam ser determinantes para responder a problemática, bem como, o posicionamento estratégico de preço, como ele é aplicado, verificando sua aplicabilidade nas empresas comerciais de Pau dos Ferros-RN. Assim, os questionários foram aplicados em 120 estabelecimentos comerciais de diversos segmentos, nos possibilitando verificar cada categoria e o posicionamento de preço, se este foi determinante para o crescimento ou não das vendas, tornando-se muito importante saber posicioná-lo de acordo com o público alvo. O posicionamento de preço é uma ferramenta estratégica fundamental para as empresas buscarem o diferencial competitivo, em que os clientes podem perceber como oportunidade ou barreira a um produto, a partir do preço. Na pesquisa, observou-se que as empresas consideram importante a estratégia de precificação, e que elas estão sempre observando os acontecimentos para formulá-las, apesar de que, em sua grande maioria, os funcionários ou as empresas são familiares e não possuem departamentos responsáveis para a realização dessa atividade, por isso os proprietários formulam ao seu modo e condição, tornando-se não muito eficazes em suas propostas de estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KOTLER, P; KELLER, K.V. Administração de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2006.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOUREIRO, Orlando Isidoro. Origens e Evolução do Marketing: um Estudo Sobre as Influências das Correntes Teóricas no Ensino do Marketing no Brasil. In: XI SEMAAD EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES, 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: Xi Semaad, 2008. p. 1 - 17. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/788.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2015.

LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1 ed. 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

¬¬___________. Marketing: Conceitos, Exercí¬cios, Casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 323 p.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.

URDAN, A. T.; URDAN, Flávio Torres. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

PAULA, L. I. C. de; BENEVIDES, N. M. da C.; MONTE, W. S. do; MENEZES, E. R. de; ARAÚJO, M. A. O POSICIONAMENTO DE PREÇO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS COMERCIAIS DE PAU DOS FERROS-RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 50–60, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6601. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>