Qualidade microbiológica de águas de fontes alternativas de abastecimento do Seridó Norte-rio-grandense

Autores

  • Isandra de França Medeiros IFRN
  • Raquel Macedo Dantas Coelho
  • Isângela Adrielly de Medeiros Félix
  • Antônio Iranaldo Nunes Leite
  • Francisca Jussandra Alves Vieira
  • Ana Luiza Silva de Araújo

Resumo

A região do Seridó do Rio Grande do Norte tem passado por longa estiagem, com isto reservatórios importantes e que contribuem para o abastecimento humano secaram. A população inquieta com as condições adversas tem buscado fontes alternativas de abastecimento de água. Foram perfurados poços para o abastecimento diário de várias comunidades. A água é vida, sendo necessária e indispensável a certeza de se utilizar de forma potável, segura e que atenda aos padrões da legislação para o consumo humano, contudo deve ser tratada quando necessária, para distribuição, a fim de que não se ofereça riscos a sociedade. Com este fim, apostando na melhoria da qualidade da água desta região, foram coletadas águas de diferentes fontes com o intuito de fazer a verificação dos parâmetros microbiológicos, coliformes totais (35°C) e coliformes a 45°C, já que estes são fortes indicadores sanitários e sua presença e posterior ingestão podem causar danos à saúde. Com a realização das análises e posterior diagnóstico, foi constatada que 33% das amostras analisadas não se encontravam próprias ao consumo humano e que 67% se enquadraram nos padrões legislativos e podem ser consumidas sem preocupação. Com base nos resultados, foram providas orientações técnicas simples, através de conversas com os responsáveis palas fontes, visando a tomada dos cuidados necessários, desde a sua obtenção até a sua distribuição, para isto fez-se necessário a utilização de ações e orientações nos procedimentos operacionais básicos de limpeza, sanitização e de tratamento, além de orientações que valorizam as atitudes comportamentais de higiene pessoal e ambiental, para obtenção de água potável, que não ofereça riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria n° 2914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre normas de potabilidade de água para consumo humano. Brasília: SVS, 2011. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/uploads/file/asabesp_doctos/kit_arsesp_portaria2914.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para o consumo. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigilancia_controle_qualidade_agua.pdf>. Acesso em: 10 jan 2020.

CUNHA, Helenilza Ferreira Albuquerque. Qualidade físico-química e microbiológica de água mineral e padrões da legislação. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 7, n. 3, p.155-162, 2012.

CRUZ, Helena Márcia da. Análises Microbiológicas e Físico-Químicas. São Paulo: Érica, 2014.

LIBÂNIO, Marcelo. Fundamentos de qualidade e tratamento de água. 3. ed. Campinas: Átomo, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução-RDC nº 275, de 22 de setembro de 2005. Brasil.

Saiba a importância da potabilidade da água no restaurante. Terra, 2019. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/saiba-a-importancia-da-potabilidade-da-agua-no-restaurante,f27f4b6a1f000af35caeb68e095a1515q673swkd.html>. Acesso em: 11 de jan. de 2020.

RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.490, de 06 de março de 2020. Declara Situação de Emergência nas áreas dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte afetados por desastre natural climatológico por estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes (COBRADE/1.4.1.2.0 – Seca), e dá outras providências.

SILVA, Neusely da et al. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 4. ed. São Paulo: Livraria Varela, 2010.

SOUZA, Juliana Rosa de et al. A Importância da Qualidade da Água e os seus Múltiplos Usos: Caso Rio Almada, Sul da Bahia, Brasil. Rede - Revista Eletrônica do Prodema, Fortaleza, v. 8, n. 1, p.26-45, abr. 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

MEDEIROS, I. de F.; COELHO, R. M. D.; FÉLIX, I. A. de M.; LEITE, A. I. N.; VIEIRA, F. J. A.; ARAÚJO, A. L. S. de. Qualidade microbiológica de águas de fontes alternativas de abastecimento do Seridó Norte-rio-grandense. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–142, 2020. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7779. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)