A importância da implantação das boas práticas de manipulação em um supermercado no Município de Patos-PB

Autores

  • Francisca Jussandra Alves Vieira INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN
  • Marizania Sena Pereira layane.nobrega@hotmail.com
  • Edilayane da Nóbrega Santos INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN
  • Cristiane Pinheiro de Sousa INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN
  • Karla Morais Diniz Faculdade Três Maria- FTM, Campus João Pessoa-PB

Palavras-chave:

Boas práticas de manipulação. Controle de Qualidade. Manipuladores.

Resumo

A implementação das Boas Práticas de Manipulação (BPM), contribui expressivamente para garantir as condições higiênicos sanitárias em uma empresa alimentícia. Este estudo foi realizado com objetivo de avaliar o processo de controle de qualidade, antes e depois da implantação das boas práticas de manipulação em um supermercado na cidade de Patos-PB. O estudo foi desenvolvido no período de junho a dezembro de 2019. A metodologia utilizada foi a aplicação e análises de listas de verificação das boas práticas, de acordo a RDC 216/04 da ANVISA. Os resultados apontam um índice geral de inadequações muito elevado no inicio do processo variações entre (12,5% a 87,5%), nos itens. Seis meses depois de implantação das boas práticas verificou-se uma evolução nos itens adequados de entre (6,45% a 33,3%). Com estes resultados consegue-se mostrar que é um passo indispensável à implantação das boas práticas para as empresas que estão buscando mais qualidade e segurança para os seus produtos.  A implantação das boas práticas de manipulação possibilitou melhorias significativas na qualidade higiênico sanitária do supermercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Jussandra Alves Vieira, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN

Possui graduação em Engenharia de alimentos pela Universidade Federal de Campina Grande (2017), durante a graduação participou de projetos de Pesquisa e Extensão, atuando principalmente na transferência de conhecimento no aproveitamento de resíduos para assentados produtores de polpa de fruta do município de Pombal-PB. Tem experiência em análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais de alimentos. Além disso, possui curso técnico em edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Especialização em Vigilância Sanitária e qualidade dos alimentos pela (Faculdade Futura) & Especialização em Andamento em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo (IFRN).

Marizania Sena Pereira, layane.nobrega@hotmail.com

Docente da Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos-IFRN campus Currais Novos-RN

Edilayane da Nóbrega Santos, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN

Pós-Graduanda em Ciência e tecnologia de Alimentos-IFRN campus Currais Novos-RN

Cristiane Pinheiro de Sousa, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN

Pós-Graduanda em Ciência e tecnologia de Alimentos-IFRN campus Currais Novos-RN

Karla Morais Diniz, Faculdade Três Maria- FTM, Campus João Pessoa-PB

Pós-Graduada em Engenharia Segurança do Trabalho- Faculdade Três Maria- FTM, Campus João Pessoa-PB

Referências

ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Disponível em< http://www.anvisa.gov.br.

BARBOSA, Ingrid de Lima Sotero. Condições higiênico-sanitárias: um estudo retrospectivo em Unidades de Alimentação e Nutrição Hospitalares em Natal-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Buzinaro, D. V. C.; Gasparotto, A. M. S. COMO A IMPLEMENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) AUXILIAM A COMPETITIVIDADE E A QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 371-382, 21 dez. 2019

BRASIL, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. DOU - Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, 16 set. 2004.

OLIVEIRA, Cinara Camara et al. Boas práticas de manipulação em estabelecimentos produtores de alimentos de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 24, n. 2, p. 141-152, 2017.

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan; 2011.

Teixeira, E. F. (2017). Avaliação do plano estratégico de implementação de boas práticas de fabricação de alimentos em uma unidade produtora de refeições (Doctoral dissertation).

REINEHR, Lucimara Inez. Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias de panificadoras de Realeza–PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SILVA JUNIOR E. A. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. São Paulo: Varela; 2014.

STOFFEL, Fernanda; PIEMOLINI-BARRETO, Luciani Tatsch. Avaliação de boas práticas em restaurante especializado em culinária oriental. Higiene Alimentar, v. 32, n. 276/277, p. 53-57, 2018.

VALE, M. Como fazer consultoria em serviços de alimentação. Campinas, SP, 2015. p.154.

Vasques, C. T., & Madrona, G. S. (2016). Aplicação de checklist para avaliação da implantação das boas práticas em uma unidade de alimentação e nutrição. Hig. aliment, 30(252/253), 53-58

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

VIEIRA, F. J. A.; PEREIRA, M. S.; SANTOS, E. da N.; SOUSA, C. P. de; DINIZ, K. M. A importância da implantação das boas práticas de manipulação em um supermercado no Município de Patos-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 49–53, 2020. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7627. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)