Avaliação da rotulagem de produtos de origem animal comercializados na cidade de Santa Luzia-PB

Autores

  • Edilayane da Nóbrega Santos Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9551-6442
  • Elidayane da Nóbrega Santos CCTA-UFCG
  • Isandra de França Medeiros IFRN
  • João Vitor Fonseca Feitoza
  • Francisca Jussandra Alves Vieira IFRN
  • Thayse Naianne Pires Dantas IFRN

Palavras-chave:

Doce de leite, Linguiça, Mortadela, Requeijão, Rótulo

Resumo

As informações dos alimentos que são embalados são transmitidas por meio dos rótulos de alimentos, os quais servem para orientar o consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos componentes nutricionais do produto. No entanto, falhas são observadas quanto a fidedignidade das informações contidas nos rótulos de alimentos. Neste sentido, objetivou-se avaliar os rótulos de diferentes marcas de produtos de origem animal comercializados em supermercados do município de Santa Luzia, Paraíba. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um Check list para rotulagem de alimentos, baseado na legislação vigente. Os produtos avaliados foram de origem animal, como embutidos do tipo mortadela e linguiça, requeijão cremoso e doce de leite. Ao todo, foram analisados 18 rótulos de diferentes produtos, sendo quatro marcas de mortadela, cinco marcas de linguiça, quatro marcas de requeijão e cinco marcas de doce de leite obtidas de diferentes supermercados da cidade de Santa Luzia-PB. De todos os produtos analisados foi verificado alguma não conformidade, sendo o doce de leite o produto que mais apresentou não conformidades aos itens avaliados através do check list. Assim, verificou-se que há falhas nas informações contidas nos rótulos dos produtos avaliados e que mesmo marcas renomadas no mercado ainda apresentam não conformidades no que expõem em seus rótulos, sendo necessário uma maior fiscalização neste setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elidayane da Nóbrega Santos, CCTA-UFCG

Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB

Isandra de França Medeiros, IFRN

Pós-graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRN/PGCTA), Currais Novos, RN.

João Vitor Fonseca Feitoza

Pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRN/PGCTA), Currais Novos, RN.

Francisca Jussandra Alves Vieira, IFRN

Pós-graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRN/PGCTA), Currais Novos, RN.

Thayse Naianne Pires Dantas, IFRN

Docente/pesquisadora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Currais Novos, RN.

Referências

ARAUJO A.C.M.F., ARAUJO W.M.C. Adequação à legislação vigente, da rotulagem de alimentos para fins especiais dos grupos alimentos para dietas com restrição de carboidrato e alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcares. Higiene Alimentar, v.15, n.82, p.52–70. 2001.

ARAÚJO, W. D. R. Importância, estrutura e legislação da rotulagem geral e nutricional de alimentos industrializados no Brasil. Revista Acadêmica Conecta FASF, v. 2, n. 1, 2017.

BRASIL 1997. PORTARIA Nº 371, DE 4 DE SETEMBRO DE 1997. Aprova o regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados.

BRASIL 1997a. PORTARIA Nº 354, DE 4 DE SETEMBRO DE 1997. Aprova o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Doce de Leite.

BRASIL 1997b. PORTARIA Nº 359, DE 4 DE SETEMBRO DE 1997. Aprova o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de requeijão.

BRASIL 2002. ANVISA. RESOLUÇÃO - RDC Nº 259, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

BRASIL 2003. Lei n° 10.674, de 16 de maio de 2003. Obriga a que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 maio 2003b. p.1.

BRASIL 2003. RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.

BRASIL 2015. ANVISA. RESOLUÇÃO– RDC Nº 26, DE 02 DE JULHO DE 2015. Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares.

BRASIL 2017. RESOLUÇÃO - RDC N° 136, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2017. Estabelece os requisitos para declaração obrigatória da presença de lactose nos rótulos dos alimentos.

CORRÊA, P.G., AMORIM, W.R., MELO, E. S., PINHEIRO, R.E.E. Avaliação da rotulagem e fracionamento de produtos cárneos comercializados na cidade de Bom Jesus-PI. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal: RBHSA, v. 13, n. 1, p. 115-124, 2019.

FERRAZ, J. F. Y. Avaliação dos efeitos da adição de óleos vegetais como substitutos de gordura animal em mortadela. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) –Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Rio Grande do Sul, Santa Maria, 2010.

MARTÍNEZ-ÁVILA, D., GOMES, L. Rotulagem alimentar e organização do conhecimento: alegações nutricionais e de saúde em relação ao açúcar. Liinc em Revista, v. 14, n. 2, 2018.

MIRANDA, L.L.S., SOARES, C.S., DE ALMEIDA, C.A.F., ALMEIDA, D.K.C., GREGÓRIO, E.L., AMARAL, D.A. Análise da rotulagem nutricional de pães de forma com informação nutricional complementar comercializados no município de Belo Horizonte–MG. HU Revista, v. 43, n. 3, p. 211-217, 2017.

SPAKI, K.D.S., MONTANHINI, M.T.M. (2014). Avaliação em rotulagem de linguiças coloniais comercializadas na região dos Campos Gerais–PR. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal: RBHSA, v.8, n.2, p.1-16.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SANTOS, E. da N.; SANTOS, E. da N.; MEDEIROS, I. de F.; FEITOZA, J. V. F.; VIEIRA, F. J. A.; DANTAS, T. N. P. Avaliação da rotulagem de produtos de origem animal comercializados na cidade de Santa Luzia-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 06–11, 2020. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7595. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)