INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA SUA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO FRENTE AO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Brena Benício de Almeida Almeida Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito
  • Clara Catharinne Huanna Costa Bezerra

Resumo

O avanço da tecnologia nos últimos anos tem proporcionado novas formas de interação e engajamento    social. Nesse contexto, surgiram os chamados influenciadores digitais, caracterizados como figuras de alto poder persuasivo que atuam como intermediadores, de notória eficácia, entre as marcas e os consumidores. No entanto, os digitais influencers, por vezes, atuam de maneira ilícita, de modo a propagar publicidade velada, abusiva ou enganosa. Sob esse viés, o presente trabalho se compromete a explanar acerca da influência que esses personagens exercem nas relações consumeristas e sua responsabilização pela propagação da publicidade lesiva, à luz do Direito do Consumidor. Este trabalho realiza um estudo indutivo, pois parte de uma análise singular para uma posterior averiguação em aspecto geral. O estudo evidencia que a responsabilização e fiscalização sobre esse tipo de publicidade ainda é insuficiente, constatando a necessidade de uma legislação específica e de punições mais severas a essas atividades.

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Biografia do Autor

Brena Benício de Almeida Almeida, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito


Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB, Monitor de Introdução ao Estudo do Direito II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019). Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Almeida, B. B. de A., & Bezerra, C. C. H. C. (2019). INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA SUA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO FRENTE AO DIREITO DO CONSUMIDOR. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 7(5), 99–108. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7346