Avaliação de coberturas comestíveis compostas por quitosana e argila no revestimento em tomates sob refrigeração pelo método dipping

Authors

  • Tamara Lorena Eufrazio da Costa Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Thiago azevedo de oliveira Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Klebson Gomes dos Santos Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Edna Maria Mendes Aroucha Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ricardo Henrique de Lima Leite Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

O tomate é um fruto muito perecível e com curta vida de prateleira, demonstrando uma necessidade do desenvolvimento de tecnologias que reduzam estas perdas. Na indústria de alimentos, a quitosana se destaca por ser de origem natural, renovável, biodegradável, atóxico e propriedade de formação de filme. A argila possibilita uma maior aderência do filme na superfície do fruto, e é utilizada para fechar vacâncias existentes na rede polimérica. Tendo em vista as características da quitosana e da argila, no presente trabalho é abordada a síntese e utilização de filmes compostos por quitosana e argila, com aplicação em revestimento em tomates, visando o aumento da vida útil dos frutos e assim diminuir as perdas pós-colheita. O filme foi sintetizado com 1% de quitosana e 1% argila. Para a caracterização, os filmes foram preparados e deixados secar pelo método casting, e em seguida foram realizadas as análises de espessura, solubilidade, opacidade e permeabilidade ao vapor de água. Para as análises físico-químicas, o filme foi preparado e aplicado sobre o fruto, pelo método dipping. O armazenamento foi realizado sob refrigeração a 13 ± 1°C e umidade relativa de 80 ± 5% durante 12 dias, sendo feita as análises a cada três dias. As análises foram: perda de massa, firmeza de polpa, coloração da casca, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico e a relação sólidos solúveis e acidez titulável. Nas análises de caracterização dos filmes foram obtidos valores de acordo com a literatura. Já para as análises físico-químicas, não foi obtido efeito significativo para a interação entre tratamento e tempo, tendo a perda de massa efeito isolado para tratamento e tempo e efeito significativo do tempo para as demais características em condições de armazenamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tamara Lorena Eufrazio da Costa, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Aluna de iniciação científica

Thiago azevedo de oliveira, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Aluno de mestrado em fitotecnia

Francisco Klebson Gomes dos Santos, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto - DCAS - UFERSA

Edna Maria Mendes Aroucha, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Professora Adjunto - DCAS - UFERSA

Ricardo Henrique de Lima Leite, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto - DCAS - UFERSA

Published

14-03-2013

How to Cite

COSTA, T. L. E. da; OLIVEIRA, T. azevedo de; SANTOS, F. K. G. dos; AROUCHA, E. M. M.; LEITE, R. H. de L. Avaliação de coberturas comestíveis compostas por quitosana e argila no revestimento em tomates sob refrigeração pelo método dipping. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 12–19, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1883. Acesso em: 19 jun. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>