Identificação da higienização simples das mãos dos consumidores antes das refeições em restaurantes tipo self service no município de Parnamirim/RN

Authors

  • Camilla Mendes dos Santos
  • Girlene Freire Gonçalves
  • Antônio Vitor Machado UFCG
  • Dayana Aparecida Xavier de Mendonça

Abstract

RESUMO - No Brasil, os serviços de alimentação coletiva têm aumentado de forma gradativa de acordo com o constante crescimento e desenvolvimento do país. O número de pessoas que se alimenta fora de casa é cada vez maior, e com isso cresce a necessidade do surgimento de novos estabelecimentos, que atendam aos critérios higiênico-sanitários e nutricionais. Diante de recentes pesquisas identifica-se a falta do hábito de higienização das mãos antes das refeições, pelos consumidores que freqüentam os restaurantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar a prática de higienização de mãos de diferentes comensais com enfoque em restaurantes do tipo self-service no município de Parnamirim/RN. A pesquisa foi desenvolvida em três restaurantes, após autorização dos proprietários. Utilizado como instrumento de coletas de dados um questionário estruturado observacional. Verificou-se na população estudada que 27,97% do total de comensais observados higienizaram as mãos antes das refeições e 72,03% não higienizaram. Em relação ao sexo, os homens representaram 69,45% e as mulheres 75,10%, isso demonstra que a grande parte das mulheres não higienizaram as mãos antes das refeições. Pode-se concluir, que existe a necessidade de orientações aos consumidores para mudança dos seus hábitos afim de evitar as possíveis contaminações dos alimentos e as intoxicações alimentares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antônio Vitor Machado, UFCG

Eng. Químico e de Alimentos, Prof. Adjunto CCTA/UATA - UFCG, area Alimentos.

Published

08-08-2013

How to Cite

SANTOS, C. M. dos; GONÇALVES, G. F.; MACHADO, A. V.; MENDONÇA, D. A. X. de. Identificação da higienização simples das mãos dos consumidores antes das refeições em restaurantes tipo self service no município de Parnamirim/RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 17–22, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2161. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>