Identificação da higienização simples das mãos dos consumidores antes das refeições em restaurantes tipo self service no município de Parnamirim/RN

  • Camilla Mendes dos Santos
  • Girlene Freire Gonçalves
  • Antônio Vitor Machado UFCG
  • Dayana Aparecida Xavier de Mendonça

Abstract

RESUMO - No Brasil, os serviços de alimentação coletiva têm aumentado de forma gradativa de acordo com o constante crescimento e desenvolvimento do país. O número de pessoas que se alimenta fora de casa é cada vez maior, e com isso cresce a necessidade do surgimento de novos estabelecimentos, que atendam aos critérios higiênico-sanitários e nutricionais. Diante de recentes pesquisas identifica-se a falta do hábito de higienização das mãos antes das refeições, pelos consumidores que freqüentam os restaurantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar a prática de higienização de mãos de diferentes comensais com enfoque em restaurantes do tipo self-service no município de Parnamirim/RN. A pesquisa foi desenvolvida em três restaurantes, após autorização dos proprietários. Utilizado como instrumento de coletas de dados um questionário estruturado observacional. Verificou-se na população estudada que 27,97% do total de comensais observados higienizaram as mãos antes das refeições e 72,03% não higienizaram. Em relação ao sexo, os homens representaram 69,45% e as mulheres 75,10%, isso demonstra que a grande parte das mulheres não higienizaram as mãos antes das refeições. Pode-se concluir, que existe a necessidade de orientações aos consumidores para mudança dos seus hábitos afim de evitar as possíveis contaminações dos alimentos e as intoxicações alimentares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antônio Vitor Machado, UFCG
Eng. Químico e de Alimentos, Prof. Adjunto CCTA/UATA - UFCG, area Alimentos.
Published
2013-08-08
How to Cite
SANTOS, C. M. DOS; GONÇALVES, G. F.; MACHADO, A. V.; MENDONÇA, D. A. X. DE. Identificação da higienização simples das mãos dos consumidores antes das refeições em restaurantes tipo self service no município de Parnamirim/RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 2, p. 17 - 22, 8 Aug. 2013.
Section
ARTICLES