Caracterização físico-química e sensorial de Amostras de mel de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) produzidas em quatros áreas do município de Apodi/RN

  • Wedson de Lima Tôrres
  • Edna Maria Mendes Aroucha
  • Júlio César Pontes Martins
  • Francisco de Assis de Oliveira
  • Patricio Borges Maracaja UFERSA

Abstract

No presente trabalho objetivou-se avaliar, mediante análises físico-química e sensoriais, a qualidade de oito amostras de méis silvestres multiflorais de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.), produzidos em quatros áreas de diferentes solos do município de Apodi.  A maioria das amostras apresentou padrões de qualidade de acordo com a legisla­ção brasileira em vigor, evidenciando ser apropriada ao consumo humano, o que possi­bilita a produção de mel em escala comercial nas regiões rurais desse município. Entre o principal destaque dos parâmetros analisados está o alto teor de umidade  para as áreas do vale e pedra que ficou entre 20,0% e 21,0%, com valor médio de 18,92%. E baixo teor de umidade para as áreas da areia e chapada com média de 19,0%.  Na análise sensorial, realizada com todas as amostras observou-se que a maioria gostou da impressão geral desse produto apícola, afirmando que provavelmente compraria o produto. Com relação ao atributo sabor, foi verificado que parte dos provadores aprovam que os méis possuem uma baixa acidez, baixa adstringência e é pouco amargo, por outro lado afirmam que  é medianamente doce  e  pouco picante. Por intermédio dos resultados obtidos, pode-se concluir que a maioria dos méis analisados neste trabalho está adequada para o consumo humano e com boa aceitabilidade pelo consumidor. Dessa forma, é possível fomentar o desenvolvimento da apicultura com qualidade em todos esses quatros área geográfica do município de apodi.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2013-11-11
How to Cite
TÔRRES, W. DE L.; AROUCHA, E. M. M.; MARTINS, J. C. P.; OLIVEIRA, F. DE A. DE; MARACAJA, P. B. Caracterização físico-química e sensorial de Amostras de mel de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) produzidas em quatros áreas do município de Apodi/RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 4, p. 57 - 66, 11 Nov. 2013.
Section
ARTICLES