Análise físico-química e sensorial de linguiça frescal mista de carne suína e caprina

  • Diego Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Thamyrys Sodré da Silva Universidade do Estado Do Pará - UEPA
  • Allan Deyvid Pereira da Silva
  • Aloísio Freitas Chagas Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Gessiel Newton Scheidt Universidade Federal do Tocantins

Abstract

 O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma linguiça mista de carne suína e caprina, a sua avaliação físico-química e de sua aceitação através do teste sensorial escala hedônica. As carnes utilizadas no trabalho foram escolhidas devido às suas características favoráveis a produção de uma linguiça com médio teor de gordura aliadas com maciez proporcionada pela carne magra de caprino e a carne de suíno com quantidades de lipídios consideráveis. O produto desenvolvido foi submetido à análise de proteínas, extrato etéreo, umidade, cinzas e cloretos. Os parâmetros físico-químicos apresentaram-se dentro dos limites estabelecidos nos Padrões de Identidade e Qualidade para este tipo de produto. Os resultados da análise sensorial realizada apresentaram uma grande aceitação, indicando que o produto da junção de carne caprina e suína, pode ser utilizado para elaboração de linguiça.

Palavras-chave: parâmetros, aceitabilidade, processamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins
Aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia - Departamento de Ciências Agrárias e Tecnológicas – UFT – Universidade Federal do Tocantins, CEP 77.402-970 – Gurupi-TO.
Thamyrys Sodré da Silva, Universidade do Estado Do Pará - UEPA

Graduanda em Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - Departamento de Tecnologia de Alimentos – DETA  – Universidade do Estado do Pará - CEP 68.550-000 – Redenção-PA

Allan Deyvid Pereira da Silva

Tecnólogo Agroindustrial - Especialista em Nutrição e Controle de Qualidade de Alimentos

Aloísio Freitas Chagas Junior, Universidade Federal do Tocantins

Professor D. Sc.  do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia - Departamento de Ciências Agrárias e Tecnologicas – UFT – Universidade Federal do Tocantins, CEP 77.402-970 – Gurupi-TO.

Gessiel Newton Scheidt, Universidade Federal do Tocantins

Professor D. Sc.  do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia - Departamento de Ciências Agrárias e Tecnologicas – UFT – Universidade Federal do Tocantins, CEP 77.402-970 – Gurupi-TO.

Published
2014-07-08
How to Cite
DA SILVA, D. P.; DA SILVA, T. S.; DA SILVA, A. D. P.; CHAGAS JUNIOR, A. F.; SCHEIDT, G. N. Análise físico-química e sensorial de linguiça frescal mista de carne suína e caprina. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 3, p. 239 - 246, 8 Jul. 2014.
Section
ARTICLES