Potencial de antagonismo de isolados de Trichoderma sp. contra o isolados de Fusarium sp., in vitro

  • Charles Anthony Hoffmann Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Líllian França Borges Chagas Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Diego Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Aloísio Freitas Chagas Junior Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Gessiel Newton Scheidt Universidade Federal do Tocantins - UFT

Abstract

Resumo – O uso discriminado de agrotóxicos acarreta em uma grande prejuízo a saúdes das pessoas e do meio ambiente. O uso de novos métodos de combate a pragas se faz necessário para o equilíbrio da cadeia produtiva. A utilização de microrganismos no combate a pragas se faz como uma boa alternativa. O trabalho objetivou-se em avaliar o potencial de antagonismo de isolados de Trichoderma sp. contra o patógeno Fusarium sp. in vitro. Para isso foi utilizado os métodos de confronto direto, pareamento de culturas e de metabólitos voláteis. Os experimentos foram realizados na incubadora de empresas da Universidade Federal do Tocantins – UFT Campus de Gurupi, seguiram com três repetições. Foram testados 15 isolados do antagonista em confronto direto com o patógeno e os mesmos isolados e patógeno foram testados em metabólitos voláteis ambos utilizando o meio de cultura BDA. Todos os isolados apresentaram antagonismo in vitro contra o patógeno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Charles Anthony Hoffmann, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Cirurgião dentista  pós-graduação no mestrado em biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins - TO Campus Gurupi-TO.
Líllian França Borges Chagas, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Engenheira Agronoma pós-graduação no doutorado em produção vegetal pela Universidade Federal do Tocantins - TO Campus Gurupi-TO.
Diego Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Engenheiro de Alimentos mestre em biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins - TO Campus Gurupi-TO.
Aloísio Freitas Chagas Junior, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Engenheiro Agronomo doutor, professor do curso de pós-graduação no mestrado em biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins - TO Campus Gurupi-TO.
Gessiel Newton Scheidt, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Biologo doutor, professor do curso de pós-graduação no mestrado em biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins - TO Campus Gurupi-TO.
Published
2015-06-29
How to Cite
HOFFMANN, C. A.; CHAGAS, L. F. B.; SILVA, D. P. DA; CHAGAS JUNIOR, A. F.; SCHEIDT, G. N. Potencial de antagonismo de isolados de Trichoderma sp. contra o isolados de Fusarium sp., in vitro. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 10, n. 1, p. 236 - 242, 29 Jun. 2015.
Section
ARTICLES