Energia solar no tratamento de corante têxtil

  • Viviane Farias Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Kalyne Sonale Arruda Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Aline Costa Ferreira UFCG
  • Vanessa Farias Silva INSA
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Abstract

As indústrias utilizam a água em todo o seu processo, desperdiçando enormes volumes de água gerando efluentes com altos índices de produtos químicos, precisando de tratamento para ser reutilizado ou lançado no meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho foi realizado no Laboratório de Engenharia Ambiental e de Qualidade na Universidade Federal de Pernambuco objetivando-se a degradação de corante utilizados nas indústrias têxtis através do uso da energia solar como alternativa de tratamento de efluente. Nesta pesquisa os testes fotocatalíticos foram realizados com o catalisador em pó (TiO2 - P25), contendo o corante têxtil Remazol Amarelo Ouro RNL (RGY) ou sem catalisador nos testes de fotólise. Foram testados dois tipos de radiação, a artificial e a energia solar (natural). Para avaliar a descoloração e a degradação das amostras, a Espectroscopia UV-visível foi a principal técnica analítica empregada como também realizadas análises de Carbono Orgânico Total (COT) e Demanda Química de Oxigênio (DQO). Nas 6 (seis) analises realizadas obteve-se um elevado índice de remoção da cor do corante, superior a 97%, com alta eficiência do processo com uma significativa redução da COT e da DQO. Os métodos utilizados foram eficientes na descoloração do RGY, como também na sua degradação, tornando-se uma técnica inovadora com o uso da energia solar para o tratamento de efluentes têxteis.

Palavras-chave: efluente industrial, alternativa sustentável, degradação do remazol amarelo ouro, descoloração de efluente

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Viviane Farias Silva, Universidade Federal de Campina Grande
Engenheira Agricola, mestranda em irrigação e drenagem pela UFCG
Kalyne Sonale Arruda Brito, Universidade Federal de Campina Grande
Engenheira Agrícola, mestranda em engenahria Agricola
Aline Costa Ferreira, UFCG
DOUTORA EM Engenheira Agricola da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG).PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PARAÍBA.
Vanessa Farias Silva, INSA
doutora em quimica pela UFRPE
Patrício Borges Maracajá, UFCG
PROF.D.Sc DA UFCG-CCTA-UAGRA-PPGSA
Published
2014-10-09
How to Cite
SILVA, V. F.; BRITO, K. S. A.; FERREIRA, A. C.; SILVA, V. F.; MARACAJÁ, P. B. Energia solar no tratamento de corante têxtil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 3, p. 317-323, 9 Oct. 2014.
Section
ARTICLES