A alimentação infantil a partir da análise dos hábitos alimentares de crianças de 0 a 2 a partir de progenitoras da agricultura familiar

Authors

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral UFERSA
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Bruno Albuquerque Gondim Cabral
  • Henrique Miguel de Lima Silva

Abstract

O aleitamento  materno é criteriosamente o principal meio alimentar de crianças de 0 a 2 anos, período caracterizado por crescimento acelerado e importantes aquisições no processo de desenvolvimento, representando um período crítico de vulnerabilidade aos agravos sociais, econômicos e ambientais. Neste sentido, sabendo que os hábitos alimentares de crianças de 0 a 2 ano é totalmente mediado pelos cuidadores, e dentro do contexto da agroindústria familiar, surgiu a necessidade de compreender a influência do estilo de vida de produtores rurais na alimentação infantil. Assim, a amostra estudada foi composta por 76 prontuários, dos quais 35% aleitamento materno exclusivo; 20% leite materno e leite artificial, 25% leite materno e leite de vaca, e 20% só leite de vaca. Conclui-se, portanto, que o presente trabalho demonstra que os hábitos de mulheres da agricultura familiar, progenitoras, têm com seus filhos atitudes  que revelam a influência da disponibilidade de alimentos orgânicos e naturais no estímulo a utilização de alimentação complementar, especialmente com leite de vaca. Na busca pela melhoria desse fator determinante para a saúde e desenvolvimento das crianças a atuação da educação em saúde para adoção de boas práticas alimentares é essencial, especialmente no sentido da redução do consumo de leite bovino, que demonstra sua incompatibilidade com a alimentação de crianças de 0 a 2 anos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, UFERSA

Departamento de Ciencias Vegetais

Published

20-12-2014

How to Cite

CABRAL, S. A. A. de O.; ALENCAR, M. C. B. de; UCHOA, S. A. de O.; CABRAL, B. A. G.; SILVA, H. M. de L. A alimentação infantil a partir da análise dos hábitos alimentares de crianças de 0 a 2 a partir de progenitoras da agricultura familiar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 143–148, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3469. Acesso em: 29 mar. 2024.

Most read articles by the same author(s)