Análise dos determinantes de adoecimento e mortalidade dos agricultores da 9ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba

Authors

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Patrício Borges Maracajá

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3490

Keywords:

Hospitalização, Indicadores de Morbimortalidade, Agricultura.

Abstract

Entendendo que a saúde deve ser constituída como um conceito que vai além da ausência de doença, abrangendo aos aspectos biopsicossociais, e atrelado ao determinante de que a atividade rural traz consigo aspectos insalubres que podem vir a constituir em agravamento à saúde do agricultor, com possibilidade ainda de culminar em óbito. Diante de tais pressupostos é que o presente trabalho busca o conhecimento dos determinantes de adoecimento e mortalidade dos agricultores da 9ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba, contribuindo para que, de posse de tais informações, estas possam ser utilizadas como base para o planejamento de ações de saúde direcionadas a esta população, bem como para subsidiar outros trabalhos do mesmo tipo em outras regiões, fortalecendo assim a prevenção de agravos e promoção à saúde do agricultor. Para tal realizou-se uma  pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva, documental, com abordagem quantitativa dos dados, com vistas a contemplar os objetivos propostos, concluindo que há uma parcela significativa de agricultores, em sua maioria do sexo feminino em se considerar os dados de gravidez, parto e puerpério, e excluindo-se tais dados tem-se uma predominância do sexo masculino, e em ambos os sexos em ocorrências nas idades de 25 a 54 anos, e com relação aos dados de mortalidade, observa-se a ocorrência predominantemente em indivíduos com idade de 65 anos e mais, com maior índice no sexo masculino, sendo desfecho de patologias relacionadas a algumas doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho respiratório, e sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte. Deste modo, os dados levantados são importantes no sentido de considerar a necessidade de ações preventivas mais direcionadas a população masculina, que apresentam maior prevalência tanto em hospitalizações como na ocorrência de óbitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

11-02-2015

How to Cite

CABRAL, S. A. A. de O.; UCHOA, S. A. de O.; ALENCAR, M. C. B. de; SILVA, H. M. de L.; MARACAJÁ, P. B. Análise dos determinantes de adoecimento e mortalidade dos agricultores da 9ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 193–200, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.3490. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3490. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>