Coleta, processamento, armazenamento, caracterização físico-química e distribuição de leite humano: uma revisão de literatura

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Anderson Amaral de Bulhões
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Antonio Vitor Machado
  • Belijane Marques Farias

Abstract

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para crianças de 0 a 6 meses, sendo o leite humano, com suas propriedades nutricionais, o alimento ideal. Entretanto, existem situações em que o aleitamento materno é contraindicado, ou mesmo que recém-nascidos não apresentem condições favoráveis à amamentação, e é neste âmbito que tem-se a atuação de bancos de leite humano na promoção, proteção e apoio ao aleitamento, mesmo que seja a partir da coleta, processamento e distribuição de leite humano, processo que segue critérios e técnicas bem estabelecidos e que garantem a qualidade e confiabilidade do produto que servirá de base para nutrição de recém-nascidos. Deste modo, o presente estudo, a partir de uma revisão de literatura, descreve o processo citado como uma grande evolução para a nutrição de lactentes, contribuindo para redução dos riscos associados a supressão da lactação para recém-nascidos, e consegue ainda identificar déficits de estudos científicos que abordem a ação do processamento do leite humano sob sua composição.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-12-21
How to Cite
CABRAL, S. A. A. DE O.; BULHÕES, A. A. DE; ALENCAR, M. C. B. DE; MACHADO, A. V.; FARIAS, B. M. Coleta, processamento, armazenamento, caracterização físico-química e distribuição de leite humano: uma revisão de literatura. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 5, p. 153 - 158, 21 Dec. 2014.
Section
LITERATURE REVIEW