EFEITOS DA CONSORCIAÇÃO COM O RABANETE E DE ÉPOCAS DE CAPINA SOBRE A QUALIDADE DE RAÍZES DE CENOURA

Authors

  • Ana Paula Medeiros Santos Rodrigues UFERSA
  • Larissa de Oliveira Fontes
  • Rafaella Martins de Araujo Ferreira
  • Aline Danielle de Souza
  • Verícia Fernanda Sales de Paula

Abstract

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

Com o objetivo de avaliar a influencia da época de controle de plantas daninha na qualidade pós-colheita de cenoura cultivada em monocultivo e consorciada com rabanete. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 10, com quatro repetições. Sendo dois sistemas de cultivos (cenoura em monocultivo e consorciada com rabanete) e 10 modalidades de controle de plantas daninhas (cultura mantida sem capinas durante todo o ciclo; capina aos 14 dias após a semeadura (DAS); aos 14 e 28 DAS; aos 14, 28 e 42 DAS; aos 14 e 42 DAS; aos 28 e 42 DAS; aos 28 DAS; aos 42 DAS; aos 14, 28, 42 e 56 DAS; e testemunha mantida com capinas durante todo o ciclo). Por ocasião da colheita, foram coletadas quatro plantas de cenoura com raízes comerciáveis para avaliar comprimento e diâmetro das raízes, textura, pH e Acidez Total. O consorcio da cultura da cenoura com o rabanete produziu cenouras com diâmetro e comprimento inferiores as do monocultivo, e os tratamentos com duas capinas não diferiram estatisticamente dos tratamentos com três, quatro capinas e do capinado todo o ciclo. A consorciação não alterou os valores de textura e pH, sendo inferiores quando submetidos a capina somente aos 14 DAS. A acidez total apresentou maior valor nos tratamentos com menores números de capinas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Paula Medeiros Santos Rodrigues, UFERSA

Engenheira Agrônoma, formada pela UFERSA, atualmente está sendo aluna da pós graduação em fitotecnia como ouvinte, e trabalha na mesma universidade realizando experimentos de pesquisa, no departamento de ciências vegetais na área de manejo de plantas daninhas, plantio direto e olericultura.

Published

08-11-2010

How to Cite

RODRIGUES, A. P. M. S.; FONTES, L. de O.; FERREIRA, R. M. de A.; SOUZA, A. D. de; PAULA, V. F. S. de. EFEITOS DA CONSORCIAÇÃO COM O RABANETE E DE ÉPOCAS DE CAPINA SOBRE A QUALIDADE DE RAÍZES DE CENOURA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 165–170, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/408. Acesso em: 29 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)