CARACTERISTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DAS SEMENTES DA FAVELEIRA (Cnidoscolus phyllacanthus (Mart.) Pax et K. Hoffm.) COM E SEM ESPINHO

Authors

  • Mônica Tejo Cavalcanti
  • Daniel Casimiro da Silveira UFCG
  • Isanna Menezes Florêncio
  • Eliane Rolim Florentino
  • Patrício Borges Maracajá

Abstract

RESUMO - A faveleira (Cnidoscolus phyllacanthus (Mart.) Pax et K. Hoffm.) é uma Euforbiácea dotada, ou não, de espinhos urticantes, possui amêndoas com potencial em óleos e é encontrada em todos os estados do Nordeste brasileiro até o norte de Minas Gerais, principalmente nas regiões do sertão e caatinga. Objetivando a sua aplicação como uma alternativa para a alimentação humana, nesse trabalho foi estudada e comparada a caracterização lipídica das amêndoas das variedades nativa, com espinhos (FCE), e inerme, sem espinhos (FSE), da faveleira. As sementes das variedades com e sem espinhos apresentaram, respectivamente, elevado conteúdo de lipídio e proteína. O óleo apresentou coloração amarela, adequada para uso como óleo de mesa, e suas propriedades físico-químicas apresentaram um baixo índice de acidez e de peróxido, revelando esta em bom estado de conservação. O percentual de matéria graxa em torno de 40% e a facilidade encontrada em laboratório para extração do óleo apresenta-se favorável a industrialização das sementes.

 

Palavras-chave: faveleira, óleo, propriedades físico-químicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

09-06-2011

How to Cite

TEJO CAVALCANTI, M.; SILVEIRA, D. C. . da; MENEZES FLORÊNCIO, I.; ROLIM FLORENTINO, E.; MARACAJÁ, P. B. CARACTERISTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DAS SEMENTES DA FAVELEIRA (Cnidoscolus phyllacanthus (Mart.) Pax et K. Hoffm.) COM E SEM ESPINHO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 05–07, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/658. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>