EFEITO DA VARIAÇÃO DA SOLUÇÃO NUTRITIVA NO CULTIVO HIDROPÔNICO DE RÚCULA

Authors

  • José Magno Queiroz Luz
  • Caciana Cavalcanti Costa UFCG
  • Gabriela Maria Penteado Guerra
  • Monalisa Alves Diniz da Silva
  • Lenita Lima Haber

Abstract

A hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia - MG, e teve o objetivou de avaliar a produção da rúcula, cultivar Cultivada, sob diferentes concentrações de solução nutritiva, em sistema hidropônico NFT. A rúcula foi semeada em espuma fenólica, a irrigação foi feita diariamente com água até a germinação e no berçário com solução nutritiva diluída em 50% proposta pelo Instituto Agronômico de Campinas. Após um período de 10 dias as mudas foram transferidas para a bancada de crescimento onde receberam solução nutritiva de 50% por um período de 12 dias e, a seguir, foram transplantadas para as bancadas definitivas e submetidas às diferentes concentrações da solução nutritiva até o momento da colheita, que ocorreu 40 dias após a semeadura. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema de parcela subdividida sendo a parcela as diferentes concentrações da solução nutritiva (I-50%, II-75%, III-100%, IV-125%) e as subparcelas a posição das plantas nos perfis do cultivo (I- posição inicial, II- posição intermediária e III posição final), totalizando 12 tratamentos. Cada posição constou de cinco plantas e três repetições. As características avaliadas foram altura da planta, número de folhas, peso das massas fresca e seca tanto da parte aérea como da raiz. Verificou-se que não houve influência da localização das plantas nos diferentes locais dos perfis, assim como das concentrações de solução nutritiva, portanto o cultivo hidropônico da rúcula pode ser realizado com o uso da solução nutritiva a 50%, durante do o ciclo produtivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caciana Cavalcanti Costa, UFCG

Eng. Agrônoma Dra. Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias do CCTA - Universidade Federal de Campina Grande

Published

29-07-2011

How to Cite

QUEIROZ LUZ, J. M.; COSTA, C. C.; PENTEADO GUERRA, G. M.; DINIZ DA SILVA, M. A.; LIMA HABER, L. EFEITO DA VARIAÇÃO DA SOLUÇÃO NUTRITIVA NO CULTIVO HIDROPÔNICO DE RÚCULA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 76–82, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/716. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)