Bioproscpecção de linhagens de Trichoderma spp. na degradação de resíduos lignocelulósicos de sabugo de milho.

Autores/as

  • Damiana Beatriz Silva UFT
  • Aloísio Freitas Chagas Junior
  • Aquiles Rhuan Bandeira Neres Pinheiro
  • Lílian França Chagas
  • Marcos Giongo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2775

Resumen

- O Brasil é um grande produtor agrícola, e nos últimos anos a área plantada teve grande crescimento o que determina diretamente na quantidade de resíduos agroindustriais gerados. O etanol é um biocombustível de larga utilização e pode ser obtido de matérias primas que contenham açúcares ou polímeros de açúcares como os materias lignocelulósicos após passarem por processo de hidrólise enzimática. Os 70 isolados disponívies foram submetidas a identificação prévia por microcultivo em lamínula, teste de solubilização de carboximetilcelulose (CMC) em placa e avaliadas na degradação de sabugo de milho para produção enzimática. Das 70 estirpes, 66 tem fortes características morfológicas do gênero trichoderma segundo teste de microcultivo em lamínula e os isolados UFTJCO85 e UFTMG15 apresentaram as maiores atividades enzimáticas com 1,34 UI.mL-1 para FPase e 0,81 UI.mL-1 para CMCase, sem tratamento prévio no substrato.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damiana Beatriz Silva, UFT

Laboratorio de Análises de Solos

Marcos Giongo, Universidade Federal do Tocantins

Prof Adjunto III do Programa de Pos Graduação em Ciencias Florestais e Ambientais da universidade Federal do Tocantins, coordenador do mestrado em Ciencias Florestais e Ambientais

Publicado

2015-09-08

Cómo citar

SILVA, D. B.; CHAGAS JUNIOR, A. F.; PINHEIRO, A. R. B. N.; CHAGAS, L. F.; GIONGO, M. Bioproscpecção de linhagens de Trichoderma spp. na degradação de resíduos lignocelulósicos de sabugo de milho. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 252–258, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2775. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2775. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2