Educação Ambiental: composição química de águas minerais relacionados aos elementos da tabela periódica

Autores/as

  • Adriana Tavares dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4314-6395
  • Priscila Tamiasso Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Regina Sousa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v13i5.6212

Palabras clave:

água potável, análise de rótulos, ensino de química

Resumen

A educação ambiental está entre os temas transversais que devem ser contemplados durante a escolarização. Uma maneira de abordar a educação ambiental é a interdisciplinaridade, relacionando os diferentes temas propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais aos conteúdos formais de cada disciplina. No presente trabalho, foram realizadas atividades pedagógicas em aulas de química, com objetivo de relacionar a composição química de águas minerais comerciais, de diferentes marcas, aos elementos da tabela periódica, de modo a promover o ensino de química integrado à educação ambiental. O público alvo foram alunos do nono ano do ensino fundamental, com idades entre 13 e 15 anos de uma escola da rede particular do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu na apresentação das características da água potável, seguida da análise de rótulos de águas minerais comerciais, sendo que os alunos deveriam identificar os elementos e substâncias presentes, com as respectivas concentrações. Os argumentos que embasaram a análise discente dialogaram com referenciais teóricos epistemológicos previamente selecionados, com base na transversalidade e interdisciplinaridade. Os alunos relataram que nunca tinham observado anteriormente o rótulo de uma garrafa de água mineral, e, após a prática, perceberam a quantidade de informações presentes no mesmo, que remetiam ao assunto estudado na aula sobre a tabela periódica. O professor norteou uma discussão na qual foi feita uma correlação entre o local da fonte de água e sua composição química, dando ênfase à importância da preservação das fontes naturais e da variedade de diferentes águas minerais existentes, relacionadas inerentes ao local no qual elas se encontram.

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Biografía del autor/a

Adriana Tavares dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

GIEESAA - UFRJ

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Publicado

2018-12-01

Cómo citar

SANTOS, A. T. dos; MARTINHON, P. T.; ROCHA, A. S.; SILVA, C. R. S. da. Educação Ambiental: composição química de águas minerais relacionados aos elementos da tabela periódica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 666–671, 2018. DOI: 10.18378/rvads.v13i5.6212. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/6212. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

XV Congresso Nacional de Meio Ambiente