Sustentabilidade na educação: integrando a agroecologia e plantas medicinais nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v18i5.10204

Palavras-chave:

Biodiversidade, Educação Ambiental, Fitoterapia

Resumo

A agroecologia é introduzida como uma ferramenta transformadora da educação, indo além de práticas agrícolas, abrangendo questões sociais, políticas, ambientais e econômicas. A integração da agroecologia e das plantas medicinais nas escolas é vista como uma maneira de promover uma educação que inspire a ação e a responsabilidade ambiental. O objetivo do artigo é explorar a integração da agroecologia e das plantas medicinais nas escolas como parte de uma educação que promova a conscientização ambiental, a sustentabilidade e o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais. A pesquisa explora a riqueza da biodiversidade genética do Brasil, o conhecimento popular sobre plantas medicinais e seu potencial para a farmacêutica. Enfatiza a importância da educação ambiental como uma ferramenta transformadora nos diferentes níveis de ensino, destacando a horta escolar como uma maneira de envolver os alunos na preservação do meio ambiente. A agroecologia é discutida como uma abordagem transdisciplinar e transformadora que promove sistemas agroalimentares sustentáveis. A inclusão de plantas medicinais em hortas escolares é vista como uma maneira de promover o aprendizado significativo e a formação de cidadãos conscientes das questões ambientais, sendo uma ferramenta pedagógica que fortalece o trabalho em equipe e pode sensibilizar os discentes sobre a preservação do meio ambiente.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

MEDEIROS, R. L. S. de; PEREIRA, M. B.; DINIZ, L. R. L.; COARACY, T. do N.; NASCIMENTO, M. das G. R. do; CALADO, L. L.; GOMES, G. L. B.; BATISTA, F. R. da C. Sustentabilidade na educação: integrando a agroecologia e plantas medicinais nas escolas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 18, n. 5, p. 151–155, 2023. DOI: 10.18378/rvads.v18i5.10204. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/10204. Acesso em: 16 maio. 2024.

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