AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE UTILIZADOS NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Authors

  • Manoel Batista Grifo Cabral IFES
  • Gabriel de Araújo Santos UFRRJ
  • Sandra Barros Sanchez UFRRJ
  • Wallace Luis de Lima IFES
  • Wagner Nunes Rodrigues CCA-UFES

Abstract

A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil. O substrato é um dos fatores a serem considerados para a produção de mudas de qualidade. Esse trabalho objetivou avaliar substratos alternativos no desenvolvimento de mudas de alface. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em delineamento inteiramente casualizado, com 3 tratamentos (substrato comercial; substrato a base de palha de feijão e esterco bovino; substrato formado a base de esterco bovino, serragem e terra) e oito repetições. Os resultados sugerem viabilidade na produção de mudas de alface utilizando substrato alternativo à base de esterco bovino e palhada de feijão, este substrato foi responsável pelos maiores valores de matéria fresca, matéria seca, comprimentos e número de folhas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Manoel Batista Grifo Cabral, IFES

Professor do Departamento de Desenvolvimento Educacional – IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus de Alegre-ES, CEP: 29500-000.

Gabriel de Araújo Santos, UFRRJ

Prof. Dr. do Departamento de Solos – UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR-465, Km 7, Seropédica-RJ, CEP: 23890-000.

Sandra Barros Sanchez, UFRRJ

Profª. Drª. do Colégio Técnico – UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR-465, Km 7, Seropédica-RJ, CEP: 23890-000.

Wallace Luis de Lima, IFES

Professor do Departamento de Desenvolvimento Educacional – IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus de Alegre-ES, CEP: 29500-000.

Wagner Nunes Rodrigues, CCA-UFES

Published

25-04-2011

How to Cite

CABRAL, M. B. G.; SANTOS, G. de A.; SANCHEZ, S. B.; LIMA, W. L. de; RODRIGUES, W. N. AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE UTILIZADOS NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 43–48, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/522. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)