A utilização dos produtos apícolas no tratamento de doenças: uma revisão bibliográfica

Autores/as

  • Wyara Ferreira Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Amanda Laurentino Freires Universidade Federal de Campina Grande
  • Aline Carla de Medeiros GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Sângela Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • José Pereira da Silva Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Adryele Gomes Maia Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosilene Agra da Silva
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Rossino Ramos de Almeida Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

Patologia, Abelhas, Apiterapia

Resumen

Os produtos apícolas além de serem importantes para as abelhas e para a colmeia, também possuem diversas aplicabilidades do tratamento de doenças. Em virtude da grande variedade dos produtos derivados das abelhas, como é o caso da cera, apitoxina, geleia real, própolis, mel, pólen de abelha e pão de abelha, há uma grande gama de aplicações desses produtos para a saúde humana, sendo usados no tratamento da artrite, reumatismo, doenças autoimunes, neoplasias, doenças de pele, dor e infecções, entre outras. Diante de tantos benefícios, esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca da utilização dos produtos apícolas no tratamento de doenças. Para fins metodológicos, o trabalho classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, realizada através da busca de publicações na plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), fazendo o cruzamento dos seguintes descritores: Apiterapia. Apicultura. Patologia. Dessa forma, foram incluídos na pesquisa: artigos científicos, monografias, dissertações e teses que apresentam a temática, têm acesso gratuito, texto completo, estejam no idioma português e inglês e tenham sido publicados entre 2020 e 2024. A revisão bibliográfica apresentou a discussão dos seguintes tópicos: Cenário da apicultura no Brasil e no Mundo; Benefícios e aplicações dos produtos apícolas; O uso dos produtos apícolas para a saúde humana. Assim, conclui-se que os produtos apícolas possuem inúmeros benefícios a saúde humana, de modo que, cada um deles individualmente atua em diversas patologias sejam elas dermatológicas, degenerativas, autoimunes, infecciosas. Desse modo, o tema é relevante não apenas para a área da saúde, mas abarca outras áreas demandando um esforço multidisciplinar para se ter acesso cada vez mais a produtos de qualidade e que a população possa dispor de outras opções terapêuticas no tratamento das doenças.

Biografía del autor/a

Aline Carla de Medeiros, GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Melo, W. F., Freires, M. A. L., Medeiros, A. C. de, Santos, S. M. P. dos, Silva Filho, J. P. da, Maracaja, P. B., … Almeida, R. R. de. (2024). A utilização dos produtos apícolas no tratamento de doenças: uma revisão bibliográfica. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 13(2), 43–43. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/10985

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.