UM ESTUDO SOBRE A VEGETAÇÃO NATIVA DO PARQUE ESTADUAL DO PICO DO JABRE, NA SERRA DO TEIXEIRA, PARAÍBA

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

Em pleno sertão nordestino é possível também se encontrar verdadeiras ‘ilhas verdes’, cuja vegetação ignora a agressividade do clima da região em volta e se mantém com suas folhagens, mesmo nos períodos de seca. Um dos exemplos mais próximo dessas chamadas ‘ilhas verdes’, é a Serra do Teixeira, onde se encontra o Parque Estadual do Pico do Jabre. Nessa área de preservação ambiental, que no passado sofreu diversos incêndios e a ação predadora do homem, ainda é possível encontrar várias espécies nativas, que apresentam um elevado porte, contrastando-se com os aspectos apresentados pela vegetação que se desenvolve nas áreas adjacentes à mencionada serra. O presente trabalho tem por objetivo identificar as espécies de grande porte encontradas com maior frequência na área do Parque Estadual do Pico do Jabre, localizado na Paraíba. Foram inventariados 394 indivíduos, compreendendo 12 espécies, distribuídas em 8 famílias. As famílias com maior representatividade na área estudada foram Fabaceae-Mimosoideae e Euphorbiaceae, enquanto que as apresentaram menor representatividade na área estudada foram Anacardiaceae e a Olacaceae. e As espécies com o maior número de indivíduos foram a Myracrodruon urundeuva Allemão e Ximenia americana L. Na área estudada, as espécies com maior presença (número de indivíduos por hectare) foram: mofumbo, marmeleiro, jurema preta, catingueira, pinhão bravo e jurema branca. Diante dos resultados encontrados e levando em consideração o fato de trata-se de Unidade de Preservação Ambiental, ficou demonstrado a necessidade de disseminar nessa área, através de um replantio, um maior número de espécies nativas.

 

Palavras-chave: Pico do Jabre. Levantamento. Espécies nativas.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Downloads

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., & Maracajá, P. B. (2013). UM ESTUDO SOBRE A VEGETAÇÃO NATIVA DO PARQUE ESTADUAL DO PICO DO JABRE, NA SERRA DO TEIXEIRA, PARAÍBA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 3(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/2742

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>