A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA

Autores

  • José Sebastião de Melo Filho UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Patrício Borges Maracajá UFCG
  • Danielle Ferreira Cajá

Resumo

Em todo o mundo são conhecidos inúmeros remédios vegetais de incalculável valor para a farmacopeia moderna. Apesar das ervas terem sido relegadas, principalmente no ocidente, em função do progresso científico e do uso dos produtos químicos, acredita-se que nunca deixarão de ser utilizadas pelos povos que vivem fora dos grandes centros. Nas últimas décadas também vem se observando um acentuado aumento nas pesquisas de caráter interdisciplinar, objetivando documentar o conhecimento sobre a utilização das plantas como remédio, por parte das comunidades tradicionais e entre as populações do interior. Crescente também é a utilização do mel de abelha para fins medicinais, tanto de forma isolada como associado às plantas medicinais.  O presente estudo tem por objetivo avaliar a utilização da Etnobotânica associada ao mel de abelha, no município de Catolé do Rocha, Estado da Paraíba. Os dados coletados demonstraram que os entrevistados, em sua grande maioria, utilizam os chamados remédios caseiros, produzidos, principalmente, a partir das seguintes espécies: Aloe vera L. (Babosa), Anacardium occidentale L. (Cajueiro), Lippia alba (Mill.), N. E. Brown. (Erva cidreira), Malva parviflora L. (Malva), Mangifera indica L. (Mangueira), Mentha sp. (Hortelã), Ocimum basilicum L. (Manjericão) e Rhamnaceae (Juazeiro). Ficou demonstrado que a parte da planta mais utilizada na produção de remédios caseiros é a folha em seu estado verde, tanto para o tratamento de doenças em seres humanos, quanto em animais. Existe também entre os entrevistados uma larga utilização do mel de abelha associado às plantas medicinais no tratamento de suas doenças.

 

Palavras-chave: Etnobotânica. Mel de Abelha. Uso associado.

Biografia do Autor

José Sebastião de Melo Filho, UFCG

Aluno do Mestrado em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e aluna especial do Mestrado em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Professor DSc. da UFCG, Campus de Pombal CCTA.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

Melo Filho, J. S. de, Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Alencar, M. C. B. de, Cabral, S. A. A. de O., Maracajá, P. B., & Cajá, D. F. (2014). A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 3(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/2629

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>