SUSTENTABILIDADE DA MELIPONICULTURA, ABELHA JANDAÍRA (Melipona subnitida DUCKE, 1910) E CONTROLE DE QUALIDADE DO MEL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

Autores

  • Lázaro Avelino de Sousa UFCG
  • Débora Coelho Moura UFCG
  • Maria do Carmo Carneiro UFCG
  • Danielle Ferreira Cajá

Resumo

A presente proposta está relacionada à revitalização de atividades econômicas sustentáveis como a meliponicultura no semiárido paraibano, e tem como foco principal o incentivo a criação de abelhas sem ferrão em caixas padronizadas, para evitar o processo de extinção destas espécies de abelhas e reduzir os pontos críticos de controle de qualidade do mel. Com ênfase na conservação de abelhas nativas e melhoria da qualidade de vida rural, esta proposta tem o objetivo de revitalizar a atividade sustentável da meliponicultura, abelha Jandaíra (Melipona subnitida Ducke, 1910), utilizando inovações tecnológicas para o controle de qualidade do mel no semiárido paraibano. Esta pesquisa foi realizada no município de Algodão de Jandaíra-PB, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental no Agreste paraibano. Foram realizados questionários com 6 meliponicultores encontrados no município em 3 assentamentos rurais. Foram visitados pequenos meliponários e proposto reformulação na instalação dos mesmos, com cursos de capacitação incluindo métodos higiênicos para manipulação e beneficiamento do mel. Foi realizado o inventário geral da vegetação existente no entorno dos meliponários e foram analisadas suas formas de vida (árvores, arbustos e ervas). Amostras das espécies vegetais foram coletadas, herborizadas, identificadas e depositadas no Herbário do Departamento de Botânica da Universidade Estadual da Paraíba. Diante da proposta de novas alternativas de geração de renda para os agricultores assistidos pelo projeto, foi possível avaliar o nível de pobreza e propor alternativas para a mudança desta realidade.

Downloads

Publicado

2013-11-19

Como Citar

Sousa, L. A. de, Moura, D. C., Carneiro, M. do C., & Cajá, D. F. (2013). SUSTENTABILIDADE DA MELIPONICULTURA, ABELHA JANDAÍRA (Melipona subnitida DUCKE, 1910) E CONTROLE DE QUALIDADE DO MEL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 3(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/2417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)