Utilização de galinheiro móvel na comunidade do Amaragi, Lagoa Seca-Paraíba

Autores

  • Weslley de Assis Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Fabricio Gomes de Andrade Universidade Estadual da Paraíba
  • thiago Benardino de Sousa Castro Universidade Federal de Campina Grande
  • Raniery santiago Cantalice Universidade Estadual da Paraíba
  • Thiago do Nascimento Coaracy Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7038

Palavras-chave:

Avicultura, Sustentabilidade, Permacultura.

Resumo

O relato de experiência foi realizado no município de Lagoa Seca-PB, na comunidade do Amaragi no “Nosso Sítio” com produtores familiar em transição de Lagoa Seca -PB, com a colaboração por alunos do curso de agroecologia e agropecuária na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Está experiência do galinheiro móvel as aves ficaram em fase de adaptação e, posteriormente foram colocadas dez galinhas em fase reprodutiva e um galo adulto. As galinhas permaneceram durante 15 dias em cada área escolhida e posteriormente eram colocadas em outra área que estava em pousio. Visualizou-se que as aves dentro do galinheiro móvel se alimentavam e ciscavam toda a área possibilitando a limpeza das ervas adventícias e incrementaram de material orgânico proveniente dos excrementos ricos em nitrogênio que é um elemento primordial para uma boa fertilização. As aves criadas em consórcio com hortas visando alimentação alternativa para as aves, facilitar o airado do solo, deixando-o adubado e agregado, para em seguida promover o levantamento dos canteiros no tamanho do galinheiro móvel desejado.

Referências

GARCIA, R. G., CALDARA, F. R., ABREU, A. P. N. DEMATTÊ FILHO, L.C.D., PEDROSA, J. M. Y. Perspectivas de Mercado do Frango certificado Alternativo no estado de São Paulo-Botucatu: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2002. p.32.

GUZMAN, S.; Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.2, n.1, jan./mar.2001. 30 p.

MOLLISON, B.; HOLMGREY, D. Permacultura um. Rio de Janeiro : Ground, 1979.

NEVES, M., GUELBER SALES,M.N.,HOFFMANN,R.B., OLIVEIRA,R.D., SALES,E.F.* Revalorizando as pequenas criações na agricultura familiar Capixaba Agriculturas - v. 2 - no 4 - dezembro de 2005.

GUELBER SALES, M.N. Sistematização das experiênciasdos PRRS - Pólos de reprodução da raça Sorocaba. Vitória: Incaper, 1996. 18 p.Mimeografado [3] Revista Sebrae Agronegócios - nº 7 - Dezembro de 2007, acessado em 14/08/2019, disponível em http://www.rts.org.br/noticias/destaque-4/caipira-que-da-lucro.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Silva, W. de A., Andrade, F. G. de, Castro, thiago B. de S., Cantalice, R. santiago, & Coaracy, T. do N. (2019). Utilização de galinheiro móvel na comunidade do Amaragi, Lagoa Seca-Paraíba. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p7038. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7038

Edição

Seção

II CONGRESSO PARAIBANO DE AGROECOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)