Diagnóstico da qualidade do solo em área agrícola experimental através da Cromatografia de Pfeiffer

Autores

  • Thiago do Nascimento Coaracy Universidade Federal da Paraíba
  • David Marx Antunes de Melo Universidade Federal da Paraíba
  • Gessica de Almeida Caitano Universidade Federal da Paraíba
  • Lume Farjado Giovannini Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Dias Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Belisia Lúcia Moreira Toscano Diniz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7028

Palavras-chave:

Agroecologia, saúde do solo, subsistema, Morinda citrifolia

Resumo

O manejo racional dos solos é crucial e deve ser considerado quando se planeja uma produção agrícola sustentável. Práticas para o empoderamento do biopoder camponês como o estudo da qualidade do solo com tecnologias como a Cromatografia de Pfeiffer é uma ferramenta de utilidade para os agroecossistemas manejados de acordo com os princípios agroecológicos, pois auxilia o agricultor de forma simples e baixo custo interpretar aspectos relativos à dinâmica da vida do solo do subsistema produtivo na sua propriedade. O trabalho foi realizado no município de Solânea-PB, em um subsistema experimental com plantio de Noni (Morinda Citrifolia), localizado na primeira chã do (CCHSA-UFPB). Foram coletadas em campo três amostras, de 0-20 cm e levadas ao laboratório de Agroecologia (ASDA) para realização da prática da Cromatografia. Foi observada dinâmica e integração entre as zonas nos parâmetros químicos, físicos e biológicos, verificadas no decorrer da utilização de práticas agroecológicas. Metodologias alternativas com aprofundamento da compreensão da relação entre a agricultura , ambiente, dinâmicas de produção e cuidado com o solo tem grande relevância na busca de transição agroecológica. Objetivou-se foi avaliar através da Cromatografia de Pfeiffer a evolução da qualidade e saúde do solo após o uso de práticas seguindo princípios agroecológicos.

Biografia do Autor

Thiago do Nascimento Coaracy, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III, Bananeiras - PB. Possui o curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola Assis Chateaubriand - EAAC (2011). Graduação Bacharelado em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), Centro de Ciências Agrárias e Ambientais CCAA e Departamento de Agroecologia e Agropecuária - Campus II UEPB - Lagoa Seca. Maior ênfase nas áreas de produção agroecológica de compostos orgânicos e biofertilizantes, concentrando experimentos nas seguintes linhas de pesquisa: Compostagem de resíduos vegetais e animais na adubação , nutrição e fertilidade do solo na recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, produção de mudas, permacultura, agricultura familiar e qualidade do solo.

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Coaracy, T. do N., Melo, D. M. A. de, Caitano, G. de A., Giovannini, L. F., Costa, A. D., & Diniz, B. L. M. T. (2019). Diagnóstico da qualidade do solo em área agrícola experimental através da Cromatografia de Pfeiffer. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p7028. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7028

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)