ECOLOGIA QUÍMICA DE Costalimaita ferruginea (Fabricius, 1801) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ALIMENTO.

Autores

  • Elmadã Pereira Gonzaga Universidade Federal de Alagoas.
  • Maria Eugênia Vieira Xavier Universidade Federal de Alagoas.
  • Mariana Oliveira Breda Universidade Federal de Alagoas.
  • Antônio Euzébio Goulart Santana Universidade Federal de Alagoas.
  • João Gomes da Costa Universidade Federal de Alagoas.
  • Jakeline Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas.
  • Djison Silvestre dos Santos Universidade Federal de Alagoas.
  • Ariane Morgana Leal Soares Universidade Federal de Alagoas.
  • Thales Ferreira dos Santos Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

BESOURO AMARELO, EUCALIPTO, COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS, AERAÇÃO.

Resumo

Com a expansão do cultivo de Eucalyptus spp. no país, aumenta-se na mesma proporção as perdas ocasionadas por insetos-praga. O besouro amarelo, Costalimaita ferruginea (Fabricius, 1801) (Coleoptera: Chrysomelidae) apresenta ocorrência frequente em Eucalyptus spp., estando amplamente distribuído no território brasileiro e com recente ocorrência no estado de Alagoas em clones de Eucalyptus urograndis. O objetivo deste estudo foi verificar os compostos orgânicos voláteis (COVs) de C. ferruginea coletados no estado de Alagoas com ou sem alimento. Foram coletados em um em povoamento florestal experimental clonal de E. urograndis, adultos de C. ferruginea com idade e status reprodutivo (acasalados ou virgens) desconhecidos. No total, 70 insetos, com representantes de ambos os sexos, na presença e ausência de alimento (folhas de E. urograndis) foram utilizados. Os insetos foram submetidos à coleta de voláteis através do sistema de aeração, em laboratório. Posteriormente, foi realizada a detecção e identificação dos COVs através de cromatografia gasosa com detector por ionização em chama (CG-DIC) e cromatografia gasosa acoplada a espectômetro de massas (CG-EM). Foram identificados um total de 43 compostos. As análises apontaram os compostos 2-Nonenal, trans Geraniol, α-Pineno e Trideceno, específicos para fêmea e macho sem alimento. Os compostos, β-Ocimeno, Linalool, (E,E)-2,8-Dimethyl-1,7dioxaspiro[5.5] undecano, α-Copaeno e Octadecano, foram detectados para fêmea e macho na presença do alimento. Os compostos trans-Cariofileno e Eucaliptol foram encontrados em todas as amostras, com ou sem alimento. Os resultados obtidos são pioneiros no estado de Alagoas para C. ferruginea, apresentando-se como informações básicas para o desenvolvimento de programas de Manejo Integrados de Pragas Florestais.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Gonzaga, E. P., Xavier, M. E. V., Breda, M. O., Santana, A. E. G., Costa, J. G. da, Santos, J. M. dos, Santos, D. S. dos, Soares, A. M. L., & Santos, T. F. dos. (2019). ECOLOGIA QUÍMICA DE Costalimaita ferruginea (Fabricius, 1801) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ALIMENTO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–43. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7177

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>