AVALIAÇÃO DO PRODUTO COMERCIAL NIM CITROMAX® NO CONTROLE DA Plutella xylostella L. EM LABORATÓRIO

Autores

  • Sherlly Teles Oliveira Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-3849-3643
  • Roseane Cristina Trindade Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Emanuelle Mendonça de Morais Universidade Federal de Alagoas
  • Eurico Eduardo Lemos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

CONTROLE ALTERNATIVO, TRAÇAS DAS CRUCÍFERAS E Brassicaceae

Resumo

A traça-das-crucíferas, Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae) é uma praga de grande importância mundial e com grande apelo para estudos visando o seu controle. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial inseticida do produto comercial de Nim Citromax® em diferentes concentrações (10; 5; 2,5; 1,25; 0,625 e 0%) diluídas em água destilada mais Tween 80 (0,1%). A criação e a multiplicação de P. xylostella foi realizada sob condições de temperatura de 25 ± 2 °C, umidade relativa do ar de 67 ± 2 % e fotofase de 12h. Foram confeccionados discos foliares de 8 cm de diâmetro com folhas de couve, pulverizados utilizando torre de Potter. A aplicação foi realizada a uma pressão de 5 psi/pol² utilizando-se um volume de calda de 2,3 mL, o que corresponde a um depósito de 1,6 ± 0,37 mg/cm². Após três dias da montagem dos experimentos foi avaliado a mortalidade das lagartas. O experimento foi organizado em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e cinco repetições com 10 lagartas do primeiro ínstar por parcela. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey realizadas no programa estatístico ASSISTAT versão 7.7 e análise de regressão utilizando-se o programa Excel. Os resultados mostraram que as médias dos tratamentos diferiram ao nível de 1% de probabilidade com um F = 62,2296, com as médias de mortalidade larval atingindo até 96%. Observou-se que as médias de mortalidade aumentaram linearmente à medida que se aumentou as concentrações do produto, apresentando um R=0.96. Pode-se concluir que a aplicação do produto comercial Nim Citromax® na concentração de 10% apresentou a maior taxa (96%) de mortalidade da P. xylostella.

Biografia do Autor

Sherlly Teles Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Técnica em agropecuária, Engenheira Agrônoma e mestranda em Meteorologia.

Roseane Cristina Trindade, Universidade Federal de Alagoas

Engenheira agrônoma e professora doutora e pesquisadora atuante no departamento de controle alternativo de pragas na área da entomologia.

Eurico Eduardo Lemos, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro  agrônomo e professor  pesquisador atuante no departamento de propagação de plantas na área da biotecnologia.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Oliveira, S. T., Trindade, R. C., Morais, F. E. M. de, & Lemos, E. E. (2019). AVALIAÇÃO DO PRODUTO COMERCIAL NIM CITROMAX® NO CONTROLE DA Plutella xylostella L. EM LABORATÓRIO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–78. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7213

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)