ÓLEO ESSENCIAL DE Ageratum conyzoides L. (ASTERACEAE) COMO AGENTE BIOCIDA E REPELENTE EM Zabrotes subfasciatus

Autores

  • David Jossue López Espinosa Universidade Federal de Alagoas
  • Aleska Batista da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Karen Oliveira de Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Alice Maria de Nascimento Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Lilian Renata Alves Farias Universidade Federal de Alagoas
  • Janynne Joice de Lima Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Thiago Alves Pimenta Universidade Federal de Alagoas
  • Roseane Cristina Predes Trindade Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

INSETICIDA, CONTROLE, PRAGAS, TERPENOS, AROMÁTICA.

Resumo

Sob o atual modelo agrícola, os agrotóxicos são quase indispensáveis para fornecer alimentos suficientes para a população global. Entretanto, existem alternativas como o uso de óleos essências de plantas que ajudam a diminuir as preocupações suscitadas por esse controle químico como o ressurgimento de novas pragas, impacto em espécies não-alvo e aumento nos casos de resistência das pragas em grãos armazenados. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi analisar em laboratório, a atividade biocida e repelente do óleo essencial do mentrasto, Ageratum conyzoide L. (Asteraceae), sobre o adulto de Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae). Foi estimada as concentrações letais e subletais pela análise de Probit para o efeito de contato e repelência. No teste de contato a concentração letal para matar 95% (CL95) e 50% (CL50) da população do Z. subfasciatus foi de 6,697 μL/ 40g de grãos e 3,414 μL/ 40g de grãos, respectivamente. No teste de repelência, as concentrações utilizadas foram baseadas nos resultados do teste de contato, tendo as concentrações: 0,24; 0,76; 1,67 e 2,41; 2,59 e 3,41 μL um efeito de neutro. Assim, óleos essenciais da planta de mentrasto apresentam elevada atividade biocida, o que permite redesenhar os atuais sistemas de produção mundiais.

Biografia do Autor

David Jossue López Espinosa, Universidade Federal de Alagoas

Formação em Engenharia em Desenvolvimento Comunitário pelo Tecnológico Nacional de México (2012) e Mestrado (2016) em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Brasil. Atualmente, doutorando em Proteção de Plantas na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Controle Biológico de Pragas Agrícolas e Ecologia de Insetos, com ênfase no controle microbiano a base fungos entomopatogênicos e Bacillus thuringiensis; Dinâmica populacional e criação massal de inimigos naturais.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

Espinosa, D. J. L., Silva, A. B. da, Menezes, K. O. de, Araújo, A. M. de N., Farias, L. R. A., Rocha, J. J. de L., Pimenta, T. A., & Trindade, R. C. P. (2019). ÓLEO ESSENCIAL DE Ageratum conyzoides L. (ASTERACEAE) COMO AGENTE BIOCIDA E REPELENTE EM Zabrotes subfasciatus. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–86. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7266

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>